A cidade de João Pessoa passa a ter uma campanha permanente de conscientização sobre a castração de animais. É o que prevê a Lei de No 14.659 de autoria da vereadora Fabíola Rezende (PSB) sancionada pelo prefeito em exercício Leo Bezerra (PSB). A iniciativa tem por objetivo orientar a população sobre os benefícios da castração de cães e gatos. A nova lei será publicada na edição desta sexta-feira, dia 9, do Diário Oficial do Estado (DOE).
Fabíola Rezende, que também é protetora e defensora da causa animal há vários anos, comentou que “a castração é de suma importância para a saúde animal, pois previne a gravidez, portanto, contribui para prevenir a população de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade, além de evitar neoplasias malignas”. Ela acrescentou que nas fêmeas a castração previne o câncer de mama e nos machos o de próstata”.
A criação de uma lei que garantirá uma campanha permanente de conscientização sobre castração de animais significa, ressalta Fabíola Rezende, ter assegurada ações que orientem a população sobre os seus benefícios. “A implantação de políticas públicas voltadas à saúde animal, como é o caso da conscientização sobre a castração de animais, só trazem benefícios para os pets. Lembrando que cuidar dos animais é cuidar das pessoas, da população da cidade, uma vez que os pets são seres ligados à vida das pessoas”, comentou.
A nova lei, que entra em vigor a partir da sua publicação, prevê a divulgação dos benefícios da castração de animais e a facilitação do acesso aos procedimentos de esterilização dos pets, especialmente através dos programas da Prefeitura de João Pessoa. Além disso, o poder executivo promoverá, através dos meios de comunicação, a campanha de conscientização sobre a castração de animais, seu objetivo e os programas municipais relacionados à temática.
Fabíola Rezende apontou que a nova lei é uma vitória da causa animal e que mostra a importância e o olhar dos poderes públicos para o tema. “Sem a reprodução devido à castração, a população de animais de rua, dos abandonos, dos maus-tratos, diminui”, apontou. A vereadora completou: “Fico muito feliz que o projeto de minha autoria tenha sido sancionado pelo prefeito em exercício Leo Bezerra após ser aprovado pelos meus pares na Câmara de Vereadores de João Pessoa. É um avanço nas políticas públicas relacionadas à causa animal. E como eu sempre digo: A missão continua!”