O deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos), que ficou na primeira suplência de deputado federal nas últimas eleições, com uma votação expressiva, mostra-se tranquilo quanto ao seu futuro político diante de opções favoráveis que estão surgindo em relação ao seu nome. Ele é cogitado para ocupar uma secretaria no segundo governo de João Azevêdo (PSB), mas poderá ascender, logo, à titularidade na Câmara Federal, se o deputado reeleito Hugo Motta, conforme especulado, venha a ocupar um ministério, provavelmente o das Cidades. Ele integra a bolsa de apostas, juntamente com o nome do presidente nacional do PR, Marcos Pereira.
A recente escolha de Hugo Motta para voltar a liderar a bancada do Republicanos (cerca de 40 membros) na Câmara recolocou o parlamentar paraibano em evidência no próprio cenário nacional. Na Paraíba, ele teve papel decisivo para levar o Republicanos a contribuir para a reeleição do governador João Azevêdo (PSB). Embora o PR tenha figurado, nacionalmente, na base de apoio à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição, houve apoios declarados a Lula. Hugo Motta preferiu não se expor no embate presidencial, mas tem excelentes relações dentro do próprio PT e é considerado pelos analistas como um grande articulador político nos corredores do Congresso. Seu nome já frequenta, com antecedência, especulações para chapa majoritária – ao governo ou ao Senado, na Paraíba, em 2026.
O deputado estadual Raniery Paulino, cujo pai, o ex-governador Roberto Paulino, ocupa Secretaria de Governo na atual gestão de João Azevêdo, voltou a revelar a jornalistas que não se considera “um problema”, mas, sim, “solução”, para a administração estadual reeleita. Ele salientou que está pronto para colaborar em qualquer posto com o êxito do governo, lutando pelo carreamento de benefícios não só para a região do Brejo como para outras regiões do Estado. Logo depois do resultado eleitoral deste ano, quando ficou configurada a posição de Raniery na primeira suplência à Câmara, os membros do Republicanos anunciaram posição por rodízio na bancada, a partir da próxima legislatura, a fim de que ele fosse alçado à titularidade.
Além de Hugo Motta, reeleito, o Republicanos reelegeu Wilson Santiago e contabilizou a eleição de Murilo Galdino, que é irmão do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdino, igualmente filiado à sigla. Fontes políticas informaram que o rodízio propriamente dito na bancada federal do Republicanos pode vir a demorar até o segundo semestre de 2023, já que os parlamentares reeleitos e eleito querem se familiarizar com o novo desenho da Mesa da Câmara, das comissões temáticas e com a correlação de forças políticas no próprio plenário. Mas acrescentaram que está mantido o compromisso de prestigiamento do deputado Raniery Paulino, como retribuição ao seu empenho decidido na recente campanha eleitoral e à própria votação expressiva por ele alcançada no páreo.