Tomou posse como juíza efetiva do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, na categoria jurista, nesta segunda (26), a advogada e doutora em Direito Maria Cristina Santiago (Kiu). A posse aconteceu às 10:00, na sala de sessões do TRE/PB.
A cerimônia foi conduzida pela desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB, e transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-PB no YouTube.
ASSIMaria Cristina Santiago prestou seu compromisso, prometendo desempenhar bem e fielmente os deveres inerentes ao cargo, e em seguida, assinou o termo de compromisso e posse.
Já empossada, Kiu fez uso da palavra e disse que a posse é ato simbólico no qual afirmamos agradecimentos, valores, princípios e compromissos. Mas também é um ato solene revestido de caráter histórico. Hoje, além de uma investidura no cargo de juíza eleitoral, nós estamos afirmando para a sociedade que as mulheres podem ocupar quaisquer lugares, frisou.
Antes de Kiu, a última vez que uma advogada havia ocupado a vaga titular de jurista no TRE/PB foi a 37 anos atrás, com a jurista Maria do Livramento Bezerra.
Em seu discurso, Kiu também destacou que além de ser uma honra é, também, um desafio. Desafio para aplicar no exercício das novas funções que assumo hoje, o meu ideal de que sem uma advocacia respeitada não há garantia de um processo justo. Para os advogados e advogadas eleitoralistas renovo o meu compromisso com a garantia das prerrogativas da advocacia.
PERFIL
Maria Cristina Paiva Santiago é advogada desde 1992, Professora do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Doutora em Direito Civil, Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Direito Processual Civil, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Autora de diversas obras jurídicas, Maria Cristina Paiva Santiago presidiu o IBDFAM-PB e hoje ocupa a Secretaria Geral da entidade.
No Conselho Federal da OAB foi Membro Consultor da Comissão Especial de Direito da Família e Sucessões.
Em 2021, Kiu, como é carinhosamente chamada por familiares, amigos e ex-alunos, concorreu às eleições da OAB Paraíba, sendo a primeira advogada a disputar a presidência nos 90 anos de existência da instituição.