O presidente estadual do União Brasil na Paraíba, senador Efraim Filho, comentou nesta Quarta-Feira de Cinzas com a imprensa sobre a federalização que está em andamento entre o seu partido e o Progressistas.
Segundo ele, a federação é muito bem-vinda e reforça a condição de protagonistas dos dois partidos. Ele considerou que a união vai transformá-los na maior bancada do Congresso Nacional.
“É claro que ainda tem uma conversação nacional sendo feita para que possa ser consolidada a fusão, ainda tem algumas pendências em nível nacional a serem resolvidas e a gente espera que ainda no mês de março, o martelo seja batido”, disse.
O senador ressaltou ainda que, como líder na bancada no Senado Federal, ele terá um papel de protagonista nessas discussões e avaliações para se efetivar a maior bancada tanto na Câmara quanto no Senado Federal.
Indagado se ele poderá vir a ser também o presidente da Federação na Paraíba, Efraim respondeu que é natural que critérios nacionais sejam estabelecidos para essas definições, e que a posição de líder, o credencia para protagonizar esse papel.
‘Mas vai haver um processo de diálogo, que ainda não foi feito em nível local. Vamos estar todos sentados conjuntamente: eu, Aguinaldo Ribeiro, Mercinho Lucena, Damião Feliciano para que a gente possa estar em boa harmonia na condução desse processo”, ponderou.
O senador afirmou que estará à disposição para intermediar o diálogo com os Progressistas para terem um papel decisivo em nível nacional como a maior bancada de deputados prontos para definir, aprovar projetos que entenderem que sejam importantes para o Brasil e ter a independência para divergir de pautas que a federação também tenha divergência.
Se firmada a federação, Progressistas – União Brasil, pode se tornar a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 108 deputados. O número seria maior que os 99 que hoje estão no PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na Paraíba, o PP tem dois deputados federais, Aguinaldo Ribeiro e Mersinho Lucena, o União Brasil tem apenas Damião Feliciano, mas elegeu o senador Efraim Filho. Na Assembleia Legislativa, o PP tem 4 deputados, João Paulo, Jane Panta, Doutora Paula e Galego Souza.
O União tem Taciano Diniz, George Morais e Gilbertinho.
Um dos problemas enfrentados na Paraíba é que os partidos estão em lados opostos. O Progressistas é governista e tem como vice-governador Lucas Ribeiro, enquanto que o União Brasil integra a oposição ao governo na Assembleia Legislativa.