Primeira-dama de Sergipe conhece projetos de segurança alimentar realizados na Paraíba

 

As políticas públicas de segurança alimentar e nutricional implantadas na Paraíba servem de exemplo para outros estados. Nessa terça-feira (11), a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania e primeira-dama de Sergipe (SE), Érica Mitidieri, esteve no estado para conhecer o funcionamento de programas e projetos executados na área. Entre 2019 e 2022, o setor recebeu investimento de cerca de R$ 233 milhões.

Esse já é o segundo momento de intercâmbio de conhecimentos na área de Segurança Alimentar. No mês de março, a equipe da diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (Sedh) recebeu a secretária de Assistência Social do estado do Espírito Santo.

A secretária do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Dutra, destaca a importância e a satisfação em realizar esses intercâmbios com outros estados. “É gratificante ver que a Paraíba, através dos programas de segurança alimentar, criou uma rede de proteção e cuidado com as pessoas mais vulneráveis. Receber mais um estado para conhecer as nossas experiências é saber que estamos no caminho certo, a sensação é de dever cumprido, é que vale a pena acreditar, é que quando a gente estabelece uma relação de confiança, de cuidados e de respeito, dá certo. Essa parceria do Governo do Estado com as instituições só consolida um ciclo de cuidados. Nesse sentido, a SEDH, tem a missão de executar as ações e transformar em direitos”, enfatizou a secretária.

A visita foi iniciada com uma apresentação realizada pela equipe técnica da SEDH. “Estamos apresentando os nossos programas de segurança alimentar. Eles estão muito interessados no funcionamento do Programa ‘Tá na Mesa’, que atende à população vulnerável, seu público-alvo, ao mesmo tempo tem fomentado o comércio local, gerando renda. Mas também estamos apresentando os Restaurantes Populares, e projetos como o Prato Cheio, importantes para demonstrar como a Paraíba tem diminuído a insegurança alimentar e nutricional da sua população”, explicou a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da SEDH, Luciana Leal.

Após a apresentação das legislações, histórico e dados que competem a cada programa, a comitiva sergipana acompanhou, ainda no fim da manhã, o funcionamento dos Programas ‘Tá na Mesa’ e do Restaurante Popular.

A proprietária do Ateliê Sabores da Bia, restaurante do ‘Programa Tá na Mesa’ no município de Conde, Maria Márcia Silva, recebeu a equipe técnica. “Eu espero que os municípios do Sergipe sejam contemplados. Que eles gostem do que estão vendo aqui e que possam fazer lá. Se cada autoridade investir nisso eu sei que o desemprego e a fome vão diminuir”, avaliou a empresária.

A agenda da tarde contemplou os projetos de Segurança Alimentar executados por meio de convênio com a Ação Social Arquidiocesana (ASA) e foi acompanhada pela a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins. “Foi um prazer enorme receber a visita da primeira-dama e secretária de assistência de Sergipe, Erica Mitidieri, em nosso estado. Ela vem à Paraíba para um importante intercâmbio de experiências, que possibilitarão ao estado de Sergipe absorver exemplos que deram certo em nosso estado na área de segurança alimentar. Nós também absorvemos muito com essa visita e esperamos que não só ela, mas todo o país possa se unir na troca de bons exemplos para um país cada vez mais desenvolvido”, declarou.


Após as visitas, a secretaria Érica Mitidieri, ressaltou a importância de ver como funcionam essas experiências. “A ideia de vir até a Paraíba surgiu porque já estávamos buscando trazer alguns projetos diferenciados para o estado. Na reunião do Fórum de Secretários, falarem do Tá na Mesa e aquilo me inquietou e me trouxe para conhecer essa linda experiência. Foi gratificante ver como funcionam esses programas e projetos aqui na Paraíba, porque a gente precisa trazer a dignidade das pessoas, precisamos levar não só para o nosso Nordeste, mas para todo o Brasil experiências que mudem a vida dos que precisam. Se todos contribuírem e começarem a fazer, vai ser uma rede de apoio incrível para toda a população vulnerável”, observou.

“Saio daqui encantada, com o coração cheio de esperança de que se pode ser feito, são possibilidades reais e possíveis”, finalizou a primeira-dama Érica Mitidieri.

Acompanharam a secretária sergipana a chefe de gabinete Analice Santos e o diretor de planejamento, Marcelo Andrade. Do lado Paraibano, a vereadora de Campina Grande, Eva Gouveia; a secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Valéria Aragão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui