Os enfermeiros de todo o Brasil podem comemorar uma grande vitória nesta terça-feira (18). Foi assinado pelo Governo Federal o Projeto de Lei do Congresso Nacional que prevê o pagamento do piso nacional da enfermagem. Essa é uma conquista histórica para a categoria, que há anos lutava por essa medida.
“Vitória da enfermagem, fruto de uma luta digna dentro do Congresso Nacional. São vocês os nossos heróis da saúde. Sabemos que foi um processo intenso e de muito trabalho”, comemora o senador
Efraim sempre esteve de portas abertas em seu gabinete de Brasília para receber os representantes da saúde que lutam por esse pleito desde 2021, principalmente o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB). “Foi um longo caminho até aqui, mas valeu a pena! Sigamos juntos!”, finaliza a presidente Rayra.
O piso salarial da enfermagem é uma demanda antiga da categoria e uma das principais reivindicações dos sindicatos que a representam. A medida estabelece que o salário dos profissionais de enfermagem seja de, no mínimo, R$4.750,00, sendo 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
O parlamentar afirma que a conquista do piso salarial da enfermagem é uma vitória para toda a categoria e um reconhecimento pelo trabalho árduo e dedicado realizado por esses profissionais. “Acredito que essa medida trará melhorias significativas para a categoria e para a saúde pública em geral. É uma conquista que deve ser celebrada por todos nós”, concluiu.
Com a assinatura do projeto, a luta dos enfermeiros está mais próxima de chegar ao fim. A categoria poderá enfim ver o tão sonhado reajuste salarial nos contracheques. O projeto será analisado em caráter de urgência pelo Congresso Nacional já na próxima semana. Inicialmente, o PLN será avaliado na Comissão Mista de Orçamento e logo em seguida seguirá para votação em plenário.
Com a assinatura do projeto de lei pelo presidente da República, a enfermagem dá um grande passo em direção a uma valorização tão esperada e merecida pelos profissionais que atuam nessa área fundamental da saúde.