O Senador Efraim Filho (União-PB), participou nesta quarta-feira (19), em Brasília, de encontro promovido pelo Movimento Farol do Desenvolvimento, localizado na Ala Nilo Coelho no Senado Federal. O evento reuniu líderes dos setores empresarial e financeiro, do mundo acadêmico e da sociedade civil organizada, que juntos elaboraram a Agenda de Desenvolvimento da Paraíba.
O movimento, formado em junho de 2022, tem como missão conceber, propor e monitorar estratégias e ações que possam impactar positivamente o desenvolvimento paraibano. Durante o encontro, as lideranças do movimento apresentaram suas propostas para a Agenda de Desenvolvimento da Paraíba e destacaram a importância da participação do Senador Efraim Filho em seus propósitos comuns.
O Senador aceitou o convite para participar do encontro e se mostrou entusiasmado com as propostas apresentadas pelo movimento. Para ele, é fundamental que os diversos setores dialoguem entre si em prol do desenvolvimento do estado.
O objetivo da reunião, sugerida pelo líder do União Brasil e que aconteceu na ala das comissões do Senado Federal, foi a apresentação de uma “Agenda de Desenvolvimento da Paraíba” com dez propostas consideradas pilares essenciais para fazer o estado avançar.
“É um prazer participar ao lado de parlamentares que compõem a bancada paraibana e ter a oportunidade de conhecer as propostas elaboradas pelo movimento. A dinâmica do Grupo Farol é extraordinária, porque sai do plano das ideias para as iniciativas. E essas iniciativas, inclusive, são de ideias e trabalho, unindo pessoas de vários segmentos da economia, que deixam de lado suas atividades para atuarem em prol do coletivo, com o sentimento real do que cada um pode fazer individualmente e juntos em defesa do estado”, ressaltou Efraim.
Ao longo do evento, o coordenador do Farol, Chico Nunes, destacou as áreas estratégicas de atuação do grupo que tratam da melhoria do ambiente de negócios; Ciência, tecnologia e inovação; Cidades sustentáveis e inteligentes; Educação empreendedora e profissionalizante; Infraestrutura e logística (hídrica, aeroviária, rodoviária, ferroviária e marítima); Energias renováveis, naturais e sustentáveis (fotovoltaica, eólica e biocombustível); Marketing institucional da Paraíba; Eficiência na Gestão Pública; Mercado Imobiliário, “Funding”, entre outras.
“O que nós estamos efetivando é mais um passo no propósito do Farol, que é de aproximar a classe produtiva e a iniciativa privada ao conhecimento científico. Fazemos isso através da academia, universidades e também da sociedade organizada através dos conselhos. Nos colocamos à disposição para a elaboração de políticas públicas que possam somar no nosso estado. O conhecimento acadêmico constitui uma base fundamental para melhores políticas públicas na Paraíba”, conclui.
Representando a bancada federal paraibana, que acolheu o Farol. Entre os presentes estavam o Senador Veneziano (MDB), o coordenador da bancada da paraibana Damião Feliciano (União Brasil) os deputados federais Romero Rodrigues (Republicanos), Ruy Carneiro (PSC) e Wilson Santiago (Republicanos), Mersinho Lucena (PP), Cabo Gilberto (PL), além do líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta (Republicanos).