Efraim Filho reforça compromisso com responsabilidade fiscal na discussão da LDO de 2026

O senador Efraim Filho (União-PB), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), assumiu protagonismo na audiência realizada nesta terça-feira (8) com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, sobre o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.

Durante a sessão, Efraim destacou a necessidade de vigilância redobrada quanto ao uso dos recursos públicos, especialmente em ano pré-eleitoral. Em suas redes sociais, o senador alertou para o risco de programas sociais se tornarem ferramentas de apelo eleitoral. “Com todo esse esforço arrecadatório do governo, a CMO estará muito atenta para que não sirva como meio para aumentar gastos com projetos eleitoreiros em 2026”, afirmou.

Como presidente da comissão, Efraim tem conduzido os trabalhos com foco na transparência e no equilíbrio fiscal, defendendo um orçamento realista, que respeite o teto de gastos e estimule a responsabilidade com as contas públicas. Ele também ressaltou que o Congresso tem papel decisivo na construção de uma peça orçamentária que reflita as prioridades do país sem comprometer a sustentabilidade fiscal.

A ministra Simone Tebet, por sua vez, classificou a audiência como “produtiva e esclarecedora” e reiterou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal. Segundo ela, as metas da LDO são “desafiadoras, mas realistas”.

O relatório preliminar, elaborado pelo deputado Gervásio Maia (PSB-PB), estabelece as diretrizes para a apresentação de emendas parlamentares, especialmente no anexo de prioridades e metas para 2026. A votação está marcada para a próxima terça-feira (15).

Com forte atuação institucional e política, Efraim Filho reafirma seu compromisso com um orçamento público mais transparente, eficiente e livre de distorções eleitorais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui