Vereador Damásio Franca propõe uso de inteligência artificial no transporte coletivo de João Pessoa

O vereador Damásio Franca Neto apresentou uma indicação ao prefeito de João Pessoa, sugerindo o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal que institua a metronização no transporte coletivo da capital paraibana, utilizando inteligência artificial (IA) como ferramenta para otimizar o trânsito e dar mais agilidade aos ônibus urbanos.

A proposta tem como objetivo modernizar o sistema de mobilidade urbana da cidade, implementando sensores nos corredores e nos próprios veículos. A tecnologia detecta a aproximação dos ônibus e se comunica com os semáforos, permitindo que a luz verde seja estendida quando necessário. Tudo isso é coordenado por algoritmos de IA, que analisam o fluxo em tempo real e ajudam a reduzir o número de paradas dos coletivos.

A medida tem como referência a experiência já implementada em Goiânia, a primeira capital do Brasil a adotar a metronização com inteligência artificial no transporte público. Lá, mais de 200 mil passageiros são beneficiados diariamente com o sistema, que integra o programa Nova Mobilidade.

Segundo o vereador Damásio Franca, a adoção desse modelo em João Pessoa pode representar um avanço significativo na mobilidade urbana, reduzindo o tempo de viagem, aumentando a eficiência do transporte coletivo e incentivando seu uso pela população.

“A inteligência artificial já é uma realidade em várias áreas, e pode ser uma grande aliada na mobilidade urbana. A metronização é um exemplo de como a tecnologia pode beneficiar diretamente a vida das pessoas que dependem do transporte público”, afirmou o parlamentar.

A indicação agora aguarda análise do Executivo Municipal para possível elaboração e envio do projeto de lei à Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui