O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) vai realizar, nesta sexta-feira (19) e sábado (20), o I Fórum de Segurança Obstétrica, em sua sede, em João Pessoa. O evento vai reunir médicos, gestores da saúde, promotores de Justiça, advogados e enfermeiros para discutir ações e estratégias, além de apresentar práticas e iniciativas que protejam a gestante e o bebê e reduzam a mortalidade materna.
O evento terá início às 19h30 da sexta-feira, com abertura do presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, seguido da palestra sobre “Panorama da Mortalidade Materna”, ministrada pela conselheira e ginecologista e obstetra, Giane Camilo. Ainda na sexta, serão apresentados dados sobre a evolução da mortalidade materna no Brasil e na Paraíba, na última década, pelo ginecologista e obstetra, Roberto Magliano. Depois, o professor Paulo Borem, do Institute of Healthcare Improvement, apresentará, em forma de videoconferência, o “Projeto Abraço de Mãe e seu impacto na redução da mortalidade materna”.
“Este é um tema de extrema importância e que precisa ser discutido entre os profissionais da saúde, os gestores públicos e o Ministério Público. Infelizmente, quando acontece algo de ruim com a gestante ou o bebê, a população acha que é sempre culpa do médico. Se a gestante não tem acesso ao pré-natal na unidade básica de saúde, se não há médico contratado, se ela não consegue marcar os exames ou se não há instrumentos para fazer o parto na maternidade, ela não terá como ter um atendimento digno. E isso não é culpa do médico. Precisamos garantir a segurança e dignidade da gestante e discutir a segurança obstétrica”, afirma Bruno Leandro de Souza.
Programação do sábado – No sábado (20), o evento inicia às 9h, com palestra de Fátima Moraes, da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, sobre “Linhas de cuidado da gestante e puérpera”. Em seguida, haverá uma mesa redonda com o tema “Segurança obstétrica: entre o respeito à mulher e a proteção ao profissional”.
Ainda no sábado haverá palestras sobre “Realidade do obstetra no sistema público”, com o diretor de fiscalização do CRM-PB e ginecologista e obstetra, Antônio Henriques; sobre “Papel da Enfermagem Obstétrica”; e sobre “Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia (capacitação, segurança e humanização)”.
O evento integra a programação da Educação Médica Continuada do CRM-PB e é voltado a médicos e demais profissionais da saúde interessados em aprofundar os debates sobre segurança obstétrica. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site: www.crmpb.org.br/eventos , onde também está a programação completa do evento.







