O governador Ricardo Coutinho entregou na manhã desta segunda-feira (5), as obras de reforma e ampliação da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), nas quais foram investidos mais de R$ 2,3 milhões. Com o novo espaço, será ampliada a oferta de atendimento com novas ações e melhoria de alguns serviços já existentes. Além das novas salas de reabilitação, o ambiente possui acessibilidade e irá atender todas as áreas da deficiência. Mais de 1.600 pessoas com deficiência serão beneficiadas.
As obras a serem entregues possibilitarão a implantação de três novos serviços na Funad: Serviço de Regulação Sensorial, específico para autistas, que tem a finalidade de proporcionar o desenvolvimento das habilidades do sistema nervoso, para que ele consiga processar os estímulos sensoriais normalmente; Circuito Funcional, que possibilita um atendimento focado para a melhoria funcional dos usuários por meio de alongamentos, relaxamento e consciência corporal, também voltado para autistas; e Reabilitação física (Manutenção), que visa atender pacientes que são parcialmente ou totalmente dependentes, que chegaram no limiar de funcionalidade possível, mas que necessitam deste serviço para manutenção das suas habilidades motoras, cuja atividade contempla pessoas com deficiência física;
Além destes novos serviços, os Núcleos de Esportes e Artes serão transferidos para o novo prédio, ganhando um espaço adequado, com acessibilidade e ampliando sua capacidade de atendimento. Ao todo, serão beneficiadas com este novo equipamento 1.621 pessoas com deficiência.