Paraíba registra crescimento no turismo e fortalece presença nos mercados nacional e internacional

O turismo da Paraíba registrou em 2025 um crescimento sem antecedentes, consolidando-se como um dos setores mais estratégicos para a economia do estado. O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), apresentou, nessa terça-feira (16), um balanço das ações de mercado realizadas ao longo do ano, destacando avanços na presença em eventos comerciais, capacitação de agentes de viagens e expansão das vendas do Destino Paraíba em todas as operadoras de turismo.

Durante o ano, a Paraíba marcou presença em 80 eventos comerciais, um crescimento de 16% em relação a 2024, abrangendo cinco países, 17 estados, Distrito Federal e 35 cidades. Mais de 9.500 agentes de viagens foram capacitados, enquanto cerca de 470 mil pessoas foram impactadas pelas ações de promoção do Destino. Na Paraíba, foram realizados 20 famtours, envolvendo 15 operadoras e 350 agentes, oferecendo a eles conhecimento aprofundado para vender o Destino Paraíba com mais propriedade e confiança.

O estado também se destacou internacionalmente: entre janeiro e outubro de 2025, o número de turistas estrangeiros cresceu 127% em comparação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Embratur, com base na plataforma internacional ForwardKeys. No setor aéreo, a oferta de assentos na alta estação do Aeroporto Castro Pinto aumentou 14,64%, de acordo com dados da Aena, concessionária responsável pela administração do aeroporto.

Entre as operadoras parceiras, obtiveram destaque CVC (35%), Abreu (22%), FRT (25%), Cativa (83%), BWT (103%), Incomum (132%), Orinter (63%) e Masterop (120%), evidenciando a Paraíba como um destino competitivo.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destacou a importância dos resultados alcançados. “Os números de 2025 comprovam que planejamento estratégico, dedicação da equipe e o trabalho conjunto com o trade turístico geram impactos concretos. A participação em eventos comerciais, famtours e ações de capacitação ampliou significativamente a presença da Paraíba no mercado nacional e internacional. Em 2026, vamos intensificar ainda mais nossas ações para atrair visitantes, fortalecer parcerias e promover toda a diversidade do turismo paraibano”.

Rosália Lucas, secretária de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, acrescentou: “O aumento do fluxo de turistas, a expansão da malha aérea e o crescimento das operadoras mostram que a Paraíba está cada vez mais consolidada como um destino competitivo. Nosso foco é continuar fortalecendo essas ações para garantir que o turismo seja um motor de desenvolvimento econômico em todas as regiões do estado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui