Brasil domina finais, garante vagas olímpicas e reúne gerações do vôlei de praia em João Pessoa

O Brasil fechou o Torneio Sul-Americano de Vôlei de Praia com as vagas masculina e feminina garantidas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. O evento, encerrado nesse domingo (6), teve apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). No Busto de Tamandaré, em João Pessoa, André/Renato e Thamela/Vic conquistaram os títulos e carimbaram o passaporte para os Estados Unidos. Para completar a festa, que teve arena cheia, com cerca de três mil pessoas, diferentes gerações do vôlei de praia brasileiro se reuniram no Jogo das Estrelas Olímpicas, em uma homenagem que colocou em quadra atletas que fizeram história entre Atlanta 1996 e Paris 2024.

Na final masculina do Torneio Sul-Americano, André/Renato venceu os compatriotas Evandro/Arthur Lanci por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 23/21. Com o resultado, a dupla ficou com o título e a vaga olímpica para o Brasil.

“É uma energia maravilhosa em João Pessoa. Ter os meus amigos, a minha família na arquibancada e toda essa vibração que a torcida traz é como ter um terceiro jogador. Estou muito feliz por ganhar um torneio dentro de casa e por conquistar o meu primeiro título no adulto aqui”, comemorou Renato, que nasceu no Pará, mas é radicado na capital paraibana.

Na decisão do feminino, a dupla Thamela/Vic também levou a melhor por 2 sets a 0, superando as paraguaias Michelle/Corrales por 26/24 e 21/7. A vitória garantiu o título da competição e a classificação do Brasil entre as mulheres para Los Angeles 2028.

Disputa de terceiro lugar – Na disputa pela medalha de bronze no feminino, o Brasil também esteve em quadra com Verena/Thainara. A parceria acabou superada pelas paraguaias Fio/Corrales por 2 sets a 1, com parciais de 15/21, 21/18 e 8/15.

Já no masculino, os primos chilenos Grimalt levaram a melhor sobre os irmãos argentinos Capogrosso também no tie break: 21/23, 21/19 e 15/11.

Jogo das Estrelas Olímpicas – O Torneio Sul-Americano de Vôlei de Praia também teve uma programação especial para celebrar a história da modalidade no Brasil. O Jogo das Estrelas Olímpicas reuniu atletas de diferentes gerações e colocou frente a frente medalhistas e participantes dos Jogos Olímpicos.

De um lado, o time amarelo foi formado por Alison Mamute (prata em Londres 2012 e ouro no Rio 2016), Jackie Silva (ouro em Atlanta 1996), George Wanderley (olímpico em Tóquio 2020 e Paris 2024) e Emanuel Rego (ouro em Atenas 2004, bronze em Pequim 2008 e prata em Londres 2012).

Do outro, o time azul contou com Ricardo Santos (prata em Sydney 2000 e ouro em Atenas 2004), Ana Patrícia (ouro em Paris 2024), Bruno Schmidt (ouro no Rio 2016) e Zé Marco (prata em Sydney 2000). No duelo festivo disputado em set único, o time amarelo venceu por 22 a 20.

“Foi fantástico ter encontrado muitos amigos, como Zé Marco, Ricardo e Alison, que foram atletas com quem joguei por muitos anos. Passamos por dificuldades e tivemos muitas alegrias. Quando você reencontra essas pessoas existe toda uma história. Tem também a Jackie, que para mim é uma lenda do nosso esporte. Toda vez que ela está incluída, tento homenageá-la. Foi ela quem fez tudo acontecer. Ana Patrícia sendo a heroína mais nova, George, muito carismático da cidade. Todos que participaram demonstram que o nosso esporte é forte”, finalizou Emanuel, que tem três medalhas em Olimpíadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui