Cem dias podem mudar a vida de muitas pessoas e dar uma nova identidade a uma cidade. Está sendo assim em Cabedelo. Em 100 dias da atual gestão – a serem completados esta semana – o município portuário recebeu investimentos e ações que vêm melhorando significativamente a vida de seus moradores, que hoje têm esperança e veem uma cidade com mais infraestrutura, desenvolvimento, educação, saúde e emprego.

Há quase 5 anos se desdobrando para escolher roupa para os filhos frequentar a escola, a moradora do Jardim Manguinhos, Tatiana Franco, finalmente recebeu o fardamento tão aguardado e solicitado. O prefeito Vitor Hugo entregou, no começo do mês de maio, cinco mil novos fardamentos aos alunos da rede municipal de ensino. Na área da educação, a atual gestão ainda transformou a rotina da escola Marizelda Lira da Silva, fazendo-a funcionar em tempo integral, atendendo aos alunos nos dois turnos.

“As mudanças aconteceram para melhor. Fardamento todo certinho, sendo entregue no início do ano e, principalmente, esse ensino integral que foi muito bom para as mães que trabalham, pois não tínhamos com quem deixar os filhos e agora eles estão em um local seguro e aprendendo. Esse novo método de ensino da escola Marizelda mudou muito a nossa rotina, e os profissionais de lá são muito bons e sempre dedicados com os nossos filhos. Essa escola serve de modelo para outras. Espero que a Prefeitura transforme também as demais. Que continue nesse ritmo na área de educação”, disse a mãe de João Vitor e Edgleidson.

Uma das áreas sempre mais carentes e urgentes em ações era a da infraestrutura. Ruas esburacadas e sem calçamento eram uma realidade recorrente. Realidade que vem mudando. A Prefeitura anunciou o projeto Pavimenta Cabedelo, que pretende calçar todas as ruas da cidade. Para isso, vai usar a arrecadação do IPTU, que, antes, era utilizada para outros fins.

“Essa obra aqui em Jardim Manguinhos está muito boa, e todo mundo aqui tá gostando. Essa rua principal estava muito ruim e atrapalhava o movimento de carros e motos aqui, pois rodagem ruim quebra amortecedor, suspensão, um monte de coisa nos veículos, e até afeta a nossa coluna. Agora sim, vai trafegar mais carros e vai melhorar para o morador, para o comerciante e para todo mundo”, comemora o mototaxista Ednaldo Justino.

Educação funcionando, ruas sendo recuperadas e comércio aquecido com os investimentos e ações anunciados nesses últimos três meses. Além da chegada de grandes empresas na cidade, a Prefeitura promoveu sete dias de Arraiá do Litoral – São João e São Pedro em Cabedelo, além do projeto Copa na Praça. Tudo isso, somado à antecipação do salário de junho, proporcionou um movimento na economia local nunca antes visto.

“Foi uma honra participar do São João na praça Getúlio Vargas este ano, que foi maravilhoso. Vi muita organização e empenho das Secretarias na execução daquele evento. A criação da Vila São João foi muito bem organizada e as pessoas foram bem acolhidas. Isso tudo alavanca o comércio local. A atual gestão vem desempenhando um trabalho notável e que tem muito reflexo no comércio. Precisamos acreditar nesse trabalho”, destaca Janeide Luiza, a “Moça da Tapioca”, filha de Cabedelo e comerciante há 20 anos.

A ambulante Eliane Nascimento também comemora as vendas e a geração de uma renda extra durante os eventos promovidos pela Prefeitura.

“Nesses anos todos que eu atuo no comércio, o melhor foi esse. Em relação à organização, estrutura e nas vendas principalmente, pois tenho certeza que todos os comerciantes faturaram bem. Fazia tempo que não se via uma festa movimentada como o São João. A Prefeitura está fazendo um bom trabalho e bem estratégico, até a antecipação do pagamento de junho foi bem pensada e ajudou muito. Eu só espero que tudo continue assim”.

Mas não foi só de obras, ações e investimentos que esses 100 dias ficarão marcados para sempre na história de Cabedelo. O respeito, o diálogo e o compromisso firmado com os servidores públicos, em todas as categorias, também são uma marca desta nova gestão, que vem incentivando e melhorando o trabalho voltado à população e ao desenvolvimento da cidade.
“Me senti surpreendida com a atitude da atual gestão que, em pouco tempo, resolveu questões antigas, a exemplo do pagamento das férias vencidas dos servidores efetivos. Outro fato interessante, que eu não esperava, foi antecipação do pagamento do mês de junho e, principalmente, o reajuste salarial de algumas categorias sem prejudicar a continuidade do pagamento em dia dos nossos salários”, diz Daniela Ataíde, funcionária pública municipal do quadro efetivo há 15 anos.

Em 100 dias, Cabedelo mudou. Mudou com trabalho e dedicação. Ações continuadas e que priorizam, mais do que tudo, o bem estar da população e o desenvolvimento da cidade.

“Muito nos orgulha depoimentos como esses, de pessoas que foram diretamente impactadas por nossas ações, que viram suas vidas e suas rotinas mudarem para melhor. Nosso trabalho continua, ainda mais focado no desenvolvimento de Cabedelo. São 100 dias de gestão. Cem dias de trabalho por um município ainda melhor. E que venham mais 100, 200 dias… Todos com muito empenho em transformar Cabedelo na cidade que queremos e merecemos”, finaliza o prefeito Vitor Hugo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.