O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de São Bento acolheu um novo grupo de crianças, na faixa etária de 3 a 6 anos, atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), durante lançamento do Programa Criança Feliz, em cerimônia que ocorreu na última terça-feira (19), na sede do CRAS I, próxima à Creche Municipal Maria das Graças Soares de Queiroz.

Na oportunidade, a secretária Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Valeska Dantas, relatou que houve a acolhida de um grupo novo iniciado no CRAS, com o objetivo de proporcionar e ampliar a vivência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), visando ao fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, com incentivos à participação social das crianças de 03 a 06 anos, para que sejam acolhidas no CRAS do primeiro grupo, durante dois dias semanais.

“O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças será realizado em um espaço lúdico, onde possibilitará o fortalecimento da convivência entre os participantes, com o desenvolvimento de habilidades motoras e intelectuais, as quais proporcionarão o desenvolvimento integral das crianças”, afirmou a secretária. Ela relatou, ainda, que a finalidade é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva. “O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos no desenvolvimento da capacidade de seus usuários”, completou.

Por fim, Valeska Dantas falou que a SMDHS teve o cuidado de treinar uma equipe para fomentar um trabalho especial no SCFV com crianças de 03 a 06 anos, pois a entidade tem um entendimento de que elas, nessa fase, desenvolvem toda a formação intelectual e psicológica que levarão pra toda vida. “O nosso espaço está excelente, climatizado, dispondo de equipamentos lúdicos, especialmente, os adquiridos pra constituição nessa faixa etária, já que, com a abertura desse serviço, as crianças Sãobentenses completarão todo o ciclo de cuidados básicos e proteção social básica”, finalizou.

Ascom

Leave a Reply

Your email address will not be published.