Deputado João Henrique solicita urgência na recuperação do açude Cachoeira Lisa, em Tavares

O deputado João Henrique (PSDB) encaminhou um requerimento ao Governo do Estado solicitando reforma e manutenção urgente no açude Cachoeira Lisa, localizado na cidade de Tavares. O documento foi encaminhado à Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, comandada pelo engenheiro Deusdete Queiroga.

O parlamentar também solicitou que fosse acionada a defesa civil para verificação do risco de rompimento da parede do açude.

“Em contato com a população do município de Tavares, fui informado que a parede do Açude Cachoeira Lisa, responsável pelo abastecimento de água daquele município, encontra-se em estado alarmante de deterioração, com grandes crateras e infiltrações ocasionadas por erosões e as fortes chuvas que ocorreram no local. Além de formigueiros em todo o paredão, em virtude do mesmo nunca ter recebido manutenção desde que foi construído”, pontuou o parlamentar.

João Henrique acrescentou que, no ano de 2007, ou seja há 12 anos, o então diretor regional da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Mosart Marques, já tinha frisado e prometido que o açude, necessitava de obras de melhoria na estrutura, fato esse que a população espera até hoje.

“Não podemos nos esquecer que o Brasil e Mundo ficaram em estado de choque e alerta, com o que ocorreu esse ano pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho MG, em que morreram 186 pessoas e 122 continuam “desaparecidas”. Assim como a tragédia no açude de Camará, no município paraibano de Alagoa Nova, em que morreram nove pessoas. Com isso, para evitar mais uma tragédia futura, além de mortes, prejuízos ambientais e financeiros incalculáveis, principalmente, no distrito de Belém, que está às margens daquele reservatório, solicito em caráter de urgência uma intervenção do Governo naquele açude”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui