A obra de conclusão da dragagem e aprofundamento do canal de acesso aquaviário do Porto de Cabedelo foi incluída da carteira de obras a serem realizadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no ano de 2019. Com isso, a licitação para definir a empresa que fará a intervenção deve ser concluída até o mês de março.

A informação foi confirmada pelo secretário executivo do Escritório de Representatividade em Brasília, Adauto Fernandes, durante reunião com a presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo.

Gilmara Temóteo vem mantendo contato constante com a bancada federal nos últimos anos para viabilizar a conclusão da barragem e derrocagem de uma formação rochosa no canal de acesso ao cais do Porto, que vai possibilitar o aprofundamento do calado para 11 metros. Isso vai permitir que o terminal paraibano passe a receber navios com até 55 mil toneladas. Hoje o porto comporta receber embarcações com até 35 mil toneladas.

De acordo com Adauto, o termo de referência e a minuta da licitação já foram realizadas em 2018 e com a inclusão da obra na cartilha do PAC, o processo de licitação deve acontecer até o próximo mês de março.

Adauto ressaltou ainda que a dragagem do Porto de Cabedelo sempre foi uma das prioridades do mandato do deputado federal Wilson Filho (PTB) e da secretária do Escritório de Representação em Brasília, Sueli Santiago e o deputado federal eleito, Wilson Santiago (PTB), já se comprometeu a manter todas as demandas do Porto sempre na pauta ao seu mandato.

Para Gilmara Temóteo, a conclusão da dragagem vai permitir que o Porto de Cabedelo possa manter o ritmo de crescimento da movimentação registrado nos últimos anos, já que vai ampliar as possibilidades de recebimentos de navios com uma quantidade maior de toneladas e ainda diferentes cargas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend