Efraim Filho anunciou que obras do Eixo Norte devem ficar prontas em março de 2020

“O Ministro Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional, me garantiu que até o primeiro trimestre de 2020 a Transposição do Rio São Francisco pelo Eixo Norte, que vai desaguar no açude de Boqueirão de Piranhas, estará concluída. ” A declaração é do deputado Efraim Filho (DEM/PB) em entrevista ao programa Fala Paraíba, da Rede Tabajara SAT, nesta segunda-feira (16).

Ao ser questionado sobre a falta de recursos para a conclusão da obra, Efraim disse preferir acreditar na palavra do ministro Canuto, que o autorizou a tornar pública sua posição.

No início deste mês, precisamente no dia 2 de setembro, o ministro Gustavo Canuto visitou as obras do eixo norte e anunciou que esse trecho deve ficar pronto mesmo em março de 2020 e declarou que o Ministério do Desenvolvimento Regional garante a continuidade das obras. “O Projeto São Francisco é uma obra prioritária para o governo federal e, por isso, trabalha para assegurar os recursos necessários à conclusão do empreendimento”.

Eixo Leste

Quanto a paralisação do fornecimento d´água via Eixo Leste, o deputado democrata explicou tratar-se de questões técnicas. “O Ministro me garantiu que correções em defeitos no canal estão sendo realizadas e, tão logo sejam concluídas, o abastecimento volta à normalidade”, relatou.

Em nota o ministério justificou o valor acrescentado e a demora para conclusão das obras. “O surgimento de novos serviços, a partir das diferenças entre projeto inicial e adequações. A partir do projeto executivo e o projeto básico (2007) foi necessário novas licitações e intervenções físicas, estruturais, jurídicas e condicionantes ambientais, que demandaram novas reprogramações de prazo.

Ainda de acordo com o deputado Efraim Filho o Eixo Norte está em andamento e apresenta 97% de execução física e 34 municípios da Paraíba terão abastecimento até março de 2020. O Ceará e o Rio Grande do Norte também serão beneficiados. “Nesta obra mais de 1 milhão de pessoas poderão consumir a água da transposição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui