Luciano Cartaxo entrega nova USF em Cruz das Armas e gestão chega a 31 unidades novas ou reformadas, ampliando serviços da atenção primária na Capital

Expandindo os serviços oferecidos na Atenção Primária na Capital paraibana, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã desta segunda-feira (9), a nova Unidade de Saúde da Família (USF) de Cruz das Armas. Com mais este equipamento, a atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) chega à marca de 31 USF entregues, entre construídas, reformadas e ampliadas. A USF Cruz das Armas II atende a uma população de mais de 12 mil pessoas com três equipes integradas e diversos serviços. Até o próximo ano, será um total de 45 unidades entregues.

“Nossa gestão tem sido marcada pelos fortes investimentos na saúde, em todos os níveis, desde a Atenção Primária até a Atenção Especializada e hospitalar, melhorando os atendimentos e potencializando mais serviços para chegarem a quem mais precisa, o que é mais importante. E agora estamos entregando mais uma USF,  aproximando mais os serviços da população com profissionais qualificados para os atendimentos e em espaços mais confortáveis e humanizados”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Localizada na Rua Tomás Gomes da Silva, em Cruz das Armas, na Comunidade do Baleado, a unidade é integrada com três equipes de Saúde da Família, cada uma composta por médico, enfermeiro, auxiliar e técnico de enfermagens, agente comunitário de saúde (ACS) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal. As três equipes já atendiam à população  em espaços alugados, mas agora passam a contar com um prédio novo, construído de acordo com os padrões para atendimento em USF e com capacidade de oferecer mais serviços.

O investimento da PMJP na construção da nova unidade foi de R$ 1.039.080,20. A estrutura do prédio contará com três consultórios médicos, três consultórios de enfermagem, três equipes de saúde bucal, sala de observação, sala de vacina, curativo, recepção, farmácia, copa e banheiros adaptados.

Quando assumiu a PMJP, em 2013, além de muitas unidades funcionando em casas alugadas, a cidade contava com 183 equipes de saúde da família. Com esta entrega desta segunda-feira (9), a gestão já conta com 203 equipes, melhorando não só os espaços físicos das unidades e entregando novos prédios, mas também ampliando o número de equipes para melhorar os atendimentos em todas as regiões da cidade. Todas as unidades contam com o trabalho dos profissionais do Programa Gerente Saúde, que atuam como multiplicadores de uma saúde mais humanizada na Atenção Básica da rede municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui