Na manhã desta sexta-feira (28), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), entregou 110 certificados dos cursos profissionalizantes direcionados para os moradores dos residenciais Colinas de Gramame, Nice Oliveira e Vista Alegre.

 Durante a solenidade, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), a secretária da Habitação, Socorro Gadelha, ressaltou importância do momento. Ela destacou que a entrega dos certificados significa a comprovação de que os alunos do curso estão capacitados formalmente para o mercado de trabalho. “Hoje já podemos ver o sucesso de muitos profissionais formados nesses cursos. Isso é resultado de uma política habitacional integrada à geração de emprego e renda”, comemorou.

A primeira-dama de João Pessoa participou da solenidade. Na ocasião, ela parabenizou as formandas e ressaltou a importância do acompanhamento que as famílias dos residenciais recebem e que além de moradia digna, proporciona formação para inserção no mercado de trabalho. “Além da dignidade de um lar, essas pessoas recebem capacitação. Esse acompanhamento das famílias é muito bonito e é um orgulho muito grande fazer parte dessa gestão”, ressaltou.

Os cursos realizados pela gestão foram na área de design de sobrancelhas, doces e salgados, unhas artísticas, atendente de farmácia, cozinha básica, entre outros. A iniciativa visa capacitar os moradores dos residenciais entregues pela gestão municipal, em parceria com o Programa Minha Casa Minha Vida, para o mercado de trabalho.

Além desses cursos que estão sendo finalizados, o de cuidador de idosos tem previsão para conclusão em outubro, e vai formar mais de 20 pessoas, que estarão preparadas para atuar na área.

A beneficiária Silvana Maria foi uma das que recebeu os certificados e fez questão de agradecer o apoio e o emprenho de toda a equipe, principalmente o suporte dado através assistência social. “Minha família hoje tem um lar e eu tenho uma profissão. A porta foi aberta e, com todo o apoio das assistentes sociais, hoje a gente venceu. Ter moradia é importante, mas ter um emprego é fundamental”, defende.

 Novos cursos – Para o segundo semestre, os cursos oferecidos são: Barbeiro (design de barba e corte masculino); Cabeleireiro (corte e escova); Corte, Costura e Modelagem; Eletricista; Instalação e Manutenção de Equipamentos de Segurança Eletrônica; Maquiagem Profissional; Panificação; Garçom e Garçonete; Jardinagem; Instalação e Manutenção em Ar-Condicionado e Doces Finos de Festas. Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas nos próprios residenciais pela equipe do trabalho técnico social da Semhab.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend