O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) publicou um vídeo em suas redes sociais, neste sábado (31), em homenagem ao paraibano José Gomes Filho, ou “Jackson do Pandeiro”, que se vivo fosse estaria completando, nesta data, 100 anos de vida. Veneziano lembrou a importância do “Rei do Ritmo” para a cultura da Paraíba e o legado musical que ele deixou para as gerações futuras.

Para homenagear Jackson do Pandeiro, Veneziano escolheu um local que se tornou referência turística de Campina Grande, num merecido reconhecimento a dois ícones da cultura nordestina: as estátuas de Jackson do Pandeiro e de Luís Gonzaga, às margens do Açude Velho.

“Hoje estamos fazendo questão de prestar uma singela homenagem a um ícone do nosso país, uma expressão extraordinária da musicalidade nacional, um filho da nossa terra, filho de Alagoa Grande, filho da Paraíba, que esteve tão próximo e desenvolveu a sua arte, a sua capacidade inventiva aqui em nossa Campina Grande: Jackson do Pandeiro”, destacou Veneziano, no vídeo.

De acordo com o Senador paraibano, a musicalidade de Jackson do Pandeiro tem influência na música ainda hoje, devido à sua capacidade artística e inovadora. “Quão bom saber que, pelas suas qualidades, nós temos as referências ainda nos dias atuais. Referências que são feitas por grandes artistas, grandes compositores, grandes intérpretes da música nacional, que homenagearam e que homenageiam Jackson todos os dias”.

Ele finalizou destacando o quanto a vida deste ilustre paraibano foi e continua sendo importante para as gerações que vieram depois dele. “Não há dúvida alguma de que os novos ritmos desenvolvidos por Jackson, entrelaçando-se a outros existentes, como o samba, mudaram, e muito, a musicalidade nacional. Por isso eu fico muito feliz de poder prestar essa homenagem, agradecendo à vida que foi tão fértil, que foi tão importante para todos nós paraibanos, para todos nós brasileiros. Viva Jackson do Pandeiro”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend