Estiveram reunidas nesta terça (07), no Hotel Littoral, mais de cento e cinquenta pessoas para discutir com Cida Ramos questões relacionadas ao segmento da Pessoa com deficiência, como políticas de inclusão e acessibilidade. O evento intitulado Reunião Ampliada das Pessoas com Deficiência com Cida, teve como objetivo ouvir representantes do segmento social para construir, de forma colaborativa, propostas de campanha para candidatura de Cida Ramos à deputada estadual.

 

Estiveram presentes pessoas com deficiência, lideranças e outros atores sociais que militam pela causa da inclusão e garantia de direitos. Ao se pronunciar, Cida Ramos contou um pouco sobre sua trajetória enquanto pessoa com deficiência e ressaltou que a causa de sua luta não é só a acessibilidade: “Eu defendo não só a mobilidade, mas o acesso a todos os bens da sociedade, trabalho, saúde, lazer, esporte, educação, todos os direitos que garantam com efetividade a cidadania das pessoas com deficiência”, disse.

 

Cida ainda reforçou que apesar dos avanços conquistados,  com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a questão ainda tem sido pouco discutida no meio social: “Precisamos debater a pauta da Pessoa com Deficiência. Hoje, quase 28% da população paraibana possui algum tipo de deficiência, vivendo diferentes realidades sociais e econômicas, esse conjunto necessita de mais ações inclusivas e de representatividade política”, afirmou.

 

Durante a reunião, os presentes deram suas opiniões a despeito das necessidades das pessoas com deficiência, manifestaram apoio à candidatura de Cida Ramos e defenderam a continuidade do projeto de governo iniciado por Ricardo Coutinho: “Estamos aqui defendendo que precisamos de um representante com deficiência no assembleia, mas gostaria de colocar a necessidade de não  interrompermos os avanços que foram conquistados na Paraíba, há melhoria em todos os índices sociais e isso beneficia a todos nós”, relatou Paulo César Gomes de Melo, presidente da Associação de Deficientes de Sapé.

 

Jean Azevedo, vice-presidente da Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba – AAPD/PB, reconheceu as contribuições de Cida Ramos para o segmento e reforçou: “Cida Ramos vem nos ajudando muito, eu posso dizer com toda certeza que hoje  AAPD/PB só está de pé por causa dela, o apoio que ela vem nos dando é muito importante em todos os sentidos”.

 

Acometida por paralisia infantil aos 3 anos de idade, Cida Ramos superou todos os obstáculos e preconceitos e se tornou uma intelectual e militante das causas sociais. A questão da Pessoa com Deficiência tem sido alvo de seu trabalho e constante reivindicação. Quando Secretária de Estado, colaborou com a implementação de políticas para pessoas com deficiência através do Sistema Nacional de Emprego – SINE PB e dando apoio à FUNAD ( Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência), além de ter investido, por meio de cofinanciamento, em centros ligados ao Sistema único de Assistência Social – SUAS no Estado, que atendem Pessoas com Deficiência. Hoje, Cida Ramos se reúne com representantes do segmento para compreender ainda mais suas necessidades atuais, com o intuito de investir em novos trabalhos e políticas para este público.

Leave a Reply

Your email address will not be published.