“Depois desse curso, posso dizer que estou preparada para o mercado de trabalho”, disse a concluinte do curso de gastronomia, Eliete Nunes, moradora do Residencial Colinas de Gramame. Na tarde desta terça-feira (13), no Centro Cultural de Mangabeira, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), entregou mais de 190 certificados de cursos profissionalizantes para os moradores dos residenciais da Capital.

A primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, participou da solenidade. Ela disse que a capacitação é um exercício de cidadania e a Prefeitura Municipal tem trabalhado para garantir esses serviços. “A gestão tem trabalhado para buscar ainda mais a cidadania das pessoas, dando autonomia para buscar emprego e abrir seu próprio negócio. É esse cuidado que se estende na nossa gestão, buscando oferecer políticas públicas de capacitação”, destacou Maísa Cartaxo.

Bruna Silva, moradora do Residencial Nice Oliveira, informou que não teria condições de efetuar o pagamento do curso e aPMJP ofereceu gratuitamente. “Posso dizer que sou outra pessoa, pois o curso ampliou meu conhecimento e com certeza vai abrir novas portas para mim. No curso, eu pude aprender sobre todas as técnicas de atendente de farmácia, além da vacinação, que atualmente é obrigatório das farmácias”, disse Bruna.

Segundo a secretária de Habitação, Sachenka da Hora, a PMJP tem se preocupado em não só oferecer as casas para a população, mas também oferecer capacitação. “A ideia é fazer um empoderamento dessas famílias, que precisam de alguma renda, que precisa realmente se capacitar, então esses cursos são importantes para o preparo dessas pessoas para o mercado de trabalho”, disse a secretária da Semhab.

O estudante do curso de Atendimento de Farmácia, Renato Ferreira, que mora no Residencial Vista Alegre VII, disse que sonha em arrumar um emprego e que agora isso será possível. “A professora foi uma grande incentivadora para eu não desistir e continuar sonhando. Esse projeto, eu posso dizer, que foi uma bênção na minha vida, pois o conhecimento que adquiri foi gigante”, revelou o aluno.

O secretário adjunto da Semhab, André Coelho, adiantou que para 2019 serão oferecidos mais cursos gratuitos às famílias dos Residenciais, a exemplo dos que foram ofertados este ano. “A Prefeitura de João Pessoa realiza diversas ações para os moradores desses residenciais. Uma delas é o curso de capacitação para a população, que neste semestre ofereceu novas áreas, como barbeiro e atendimento de farmácia”, destacou André Coelho.

Os Residenciais contemplados pelos cursos foram: Vista Alegre VII, VIII, XIX, IX e X, Colinas de Gramame e Nice Oliveira.

Cursos oferecidos – Foram realizados 17 cursos no primeiro e segundo semestres de 2018. Os cursos oferecidos pela PMJP foram: Barbeiro (3 turmas), atendente de farmácia (2 turmas), cozinha básica e gastronomia (2 turmas), Crochê básico (2 turmas), informática básica (2 turmas), Design de sobranceiras (2 turmas), entre outros. O curso de crochê básico foi realizando entre uma parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).

Leave a Reply

Your email address will not be published.