O prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro, reafirmou seu compromisso com a saúde e os serviços emergenciais, ao renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel (Samu-192) do município.

As novas unidades que são de Suporte Básico (USB) e Suporte Avançado (USA) renovou a frota da cidade que estava sucateada.  Esses veículos são muito importantes para resgate e atendimento da população, sem contar que vão garantir uma melhor condição de trabalho para os profissionais e agilidade nos serviços prestados. O Samu de Caaporã é base regional para atender uma população de 42 mil habitantes de Caaporã e Pitimbu, através de um convênio com o Governo Federal.

De acordo com o prefeito Kiko Monteiro, sua gestão herdou uma frota completamente sucateada que dava um grande prejuízo ao município pelos constantes consertos que tinham de ser realizados, e prejuízo maior à população que não tinha um serviço como merecia. Mas, desde o ano passado, quando assumiu o mandato, Kiko Monteiro travou uma grande luta pela renovação da frota e a conquista se deu através da articulação do gestor caaporense em Brasília, fortalecida em uma reunião no Ministério da Saúde onde apresentou imagens mostrando a precariedade de como encontrou os veículos, ao assumir a gestão em 1º de janeiro de 2017.

 

“Renovo meus agradecimentos ao senador Raimundo Lira e ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro, eles articularam a primeira reunião com o ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, que foi muito solicito a nossa necessidade. Raimundo Lira e Aguinaldo também agilizaram a liberação das ambulâncias, tendo em vista a necessidade da renovação da nossa frota”, disse o prefeito Kiko.

A secretária de Saúde, Amanda Pereira, destacou o trabalho realizado pela equipe do Samu-192, que contribui para o salvamento de vidas 24 horas por dia.

“A saúde é prioridade para esta gestão e possui uma rede de saúde pública organizada para receber as pessoas atendidas pelo Samu-192. O Prefeito lutou e conquistou a municipalização do Hospital Ana Virginia que estava fechado e hoje atende uma grande demanda com serviços qualificados. O Samu base regional em Caaporã também dará todo suporte ao município de Pitimbu e os moradores devem acionar sempre o número 192, onde o médico regulador avalia o caso e encaminha a ambulância. Iremos mais uma vez realizar os consertos e reparos nas ambulâncias antigas para disponibilizá-las como reserva técnica, pois estavam quebrando muito e o custo com elas eram altíssimos”, disse a secretária.

Ela afirmou que os veículos antigos serão reaproveitados na rede de saúde pública do município, contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos.

Após a entrega, as ambulâncias circularam na região para mostrar que o serviço está mais ativo do que nunca e que a população pode comemorar a conquista para as duas cidades.

 

 

Portal do Litoral 

Leave a Reply

Your email address will not be published.