Vereador Humberto Pontes (Avante) apresenta Projeto de Lei (PL) que pretende implantar, na Capital, o tráfego em sentido único nas vias que contém unidades de ensino. A matéria se encontra em tramitação nas Comissões Permanentes da Câmara de João Pessoa.

De acordo com o PL, consideram-se instituições de ensino as unidades que oferecem: educação infantil, ensinos fundamental e médio, pré-vestibular e superior. Outro detalhe que o documento sugere é a possibilidade da mudança no trânsito ocorrer apenas na via em que está o portão principal da unidade de ensino.

Segundo Humberto, a norma visa a organizar o tráfego, além de conferir segurança ao trânsito em frente às unidades de ensino, nos horários de entrada e saída dos alunos, evitando, assim, aglomeração de pessoas nos portões de acesso e, consequentemente, a ocorrência de acidentes.

“Não é de hoje que as escolas enfrentam o recorrente problema de trânsito na entrada e saída dos alunos. A disputa entre os transportes escolares, pedestres e veículos em geral que passam pela via, causam um transtorno diário às instituições de ensino e aos moradores da região”, constatou Humberto Pontes.

Em sua justificativa ao PL, Humberto destacou que “além de melhorar o tráfego de veículos no local, facilitando a entrada e saída dos alunos, a medida contribuirá para a conscientização de que a educação para o trânsito é uma questão, acima de tudo, de cidadania”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.