Vereadora destaca importância da educação para surdos

“É bastante difícil e desafiador, mas é possível”, afirmou a vereadora Helena Holanda (PP) ao defender a importância da educação para os surdos. Ela foi a primeira oradora da sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), desta quarta-feira (24). Para a parlamentar, a inclusão também envolve os não surdos aprenderem a Língua de Sinais para facilitar a comunicação.

“Temos que nos preocupar com a educação para o surdo. A Linguagem de Sinais é a segunda língua nacional, todos devemos aprender. Temos que nos preocupar também com o ensino da Língua Portuguesa para os surdos, para que eles consigam se comunicar melhor lendo e escrevendo. O desafio é que o surdo quer aprender, mas as pessoas que têm audição não aprendem a língua deles. Falar de inclusão é fácil, mas nós precisamos aprender também para eles se sentirem incluídos”, afirmou a vereadora.

Segundo a parlamentar, com o investimento na educação da pessoa surda, vai ser possível o surdo se comunicar mais facilmente com as pessoas, se sentir mais confortável para procurar e encontrar empregos e perder o medo de usar serviços básicos, como transporte público. “A Língua Portuguesa vai ser a salvação para o surdo”, enfatizou.

A vereadora Eliza Virgínia (PP) e o vereador Humberto Pontes (Avante) se acostaram ao pronunciamento de Helena Holanda. “Vou apresentar matéria para que a Língua de Sinais seja incluída na grade curricular da rede municipal de ensino de João Pessoa”, acrescentou Eliza Virgínia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui