O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, recebeu, na noite deste sábado (10), o Título de Cidadão Honorário São Joseense, concedido pela Câmara Municipal de São José do Sabugi, ‘Casa Jaime Ribeiro Delgado’. A honraria, no Sertão do Estado, reconhece os relevantes serviços prestados pelo magistrado ao Judiciário estadual e à sociedade do Vale do Sabugi.
A sessão solene foi realizada na Casa de Eventos dos Primos e contou com a presença da presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), Nalva Coutinho; do presidente da Câmara, vereador Damião Domiciano; parlamentares do Legislativo local, familiares e convidados.
Na ocasião, outras 26 pessoas também foram agraciadas com o título de cidadão. Antes da solenidade, foi realizada uma missa em Ação de Graças pelos 64 anos de emancipação política do Município de São José do Sabugi, na Igreja Matriz.
Durante a cerimônia, o autor da propositura, vereador Arthur Morais, destacou o compromisso do desembargador Fred Coutinho com o fortalecimento da Justiça. “Pra mim é uma alegria muito grande estar entregando essa honraria, ao meu tio Fred, hoje na posição de presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, que vem desempenhando um papel fundamental importantíssimo por toda a Paraíba”, frisou.
O prefeito de São José do Sabugi, Emanuel Domiciano de Araújo Dantas, também ressaltou a relevância da homenagem e a contribuição de Fred Coutinho para o Judiciário paraibano. “Sentimo-nos muito honrados, não só eu, mas todos os São Joseenses, por reconhecer uma pessoa ilustre como o desembargador Fred. A família de sua esposa é toda de São José do Sabugi e, agora, ele também passa a ser considerado filho da nossa terra”, declarou.
Ao receber o título, o desembargador Fred Coutinho agradeceu a homenagem e destacou sua gratidão por poder compartilhar esse momento na festa de 64 anos de emancipação do município e, de certa forma, renascer nesta cidade. “Como eu disse no momento em que estava falando: qual é a simbologia do título de cidadão? A simbologia está no fato de que a Câmara Municipal se transmuta, ela passa a ser maternidade e em um cartório de registro civil. Maternidade porque dá o nascimento a um filho em sua própria terra; e cartório de registro civil porque oficializa esse nascimento ao outorgar o título por meio de seus vereadores”, disse.
O Título de Cidadão São Joseense é concedido a personalidades que, mesmo não sendo naturais da localidade, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento institucional, social ou cultural da região.








