A Copa do Mundo de 2018 já tem todas as suas seleções definidas. As 32 equipes que vão para a Rússia em junho foram definidas e, dessa forma, o Brasil já sabe quem terá pela frente no caminho do hexa. Confira a seguir todos que estão garantidos na Copa, o pote em que estarão no sorteio e algumas curiosidades
POTE 1
- Rússia
- Alemanha
- Brasil
- Polônia
- França
- Portugal
- Bélgica
- Argentina
POTE 2
- Espanha
- Peru
- Suíça
- Inglaterra
- Colômbia
- México
- Uruguai
- Croácia
POTE 3
- Dinamarca
- Islândia
- Costa Rica
- Suécia
- Tunísia
- Egito
- Senegal
- Irã
POTE 4
- Sérvia
- Nigéria
- Austrália
- Japão
- Marrocos
- Panamá
- Coreia do Sul
- Arábia Saudita
Duas seleções da mesma confederação não podem ficar no mesmo grupo, exceto as europeias, que, como são 14 ao todo, o máximo é de duas por grupo. Com isso, o Brasil não ficará no mesmo grupo que Peru, Colômbia nem Uruguai, o que aumenta a chance de encontrar a Espanha pelo caminho.
Não há risco da Seleção cair em um “grupo da morte”, como aconteceu em 2014 com Itália, Inglaterra, Uruguai e Costa Rica no Mundial realizado no Brasil. Em uma simulação aleatória, uma chave difícil seria junto com Espanha, Suécia ou Dinamarca e Coreia do Sul ou Nigéria. Se a sorte estiver ao lado da seleção comandada por Tite, um grupo com Suíça, Tunísia e Panamá seria um caminho teoricamente muito fácil na primeira fase. Os dois primeiros colocados avançam para as oitavas de final.