O Partido dos Trabalhadores (PT) poderá ter o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), como candidato ao Governo da Paraíba nas Eleições 2022. A informação foi confirmada por Jackson Macedo, presidente estadual da legenda.
De acordo com Macedo, o convite já foi feito ao ex-prefeito que, por sua vez, teria se mostrado muito receptivo à proposta.
A movimentação, segundo informações que circulam pelos bastidores da política, já pode ser fruto de uma interferência direta do ex-governador Ricardo Coutinho que, mesmo com resistência de parte dos integrantes do PT paraibano, desde esta quarta-feira (29), está oficialmente de volta à legenda.
Recentemente, ao se referir ao ex-prefeito Cartaxo, Coutinho disse durante uma entrevista que há “espaço” e “necessidade de convergência”.
Na mesma entrevista, Ricardo afirmou que Luciano deveria ter saído candidato ao Governo do Estado ainda em 2018.
“Luciano Cartaxo, no meu entender, ele deveria ter saído candidato a governador (em 2018) […] mesmo perdendo, ele seria um líder da oposição. Era uma estratégia que eu particularmente fiz em 2010. Eu sabia que ali nós estávamos uma alternativa totalmente diferente da política oligárquica paraibana, mesmo que perdesse. E eu saí da Prefeitura”, analisou.
E continuou: ”Eu acho que Cartaxo tem potencial para disputar uma majoritária e acho que ele precisa estar dentro desse bloco de apoio a essa mudança no Brasil, a essa frente contra o bolsonarismo”, afirmou.
Para Ricardo, a chapa ideal para o PT paraibano em 2022 traria o seu próprio nome como candidato a senador, numa majoritária com Cartaxo para governador e o atual vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) como vice.
Encontro em Brasília
O ex-prefeito Luciano Cartaxo, no início do último mês de agosto, esteve em Brasília participando de um encontro com o ex-presidente Lula e, um dia depois, com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
O encontro com Gleisi aconteceu, exatamente, um dia após a deputada petista abrir as portas do Partido dos Trabalhadores para o ex-governador Ricardo Coutinho.
A reunião entre Cartaxo e Hoffmann foi amplamente divulgada pelo presidente do PT paraibano, através de suas redes sociais.