Há exatos 365 dias, no dia 26 de agosto de 2021, acontecia na cidade de Sapé, “Capital do Abacaxi” e “Terra do Poeta Augusto dos Anjos”, a eleição da nova Mesa Diretora para gerir o Biênio 2023-2024 da Câmara Municipal. Naquele dia, houve grande repercussão política positiva na cidade e em sessão no plenário da “Casa de Augusto dos Anjos”, foi apresentado a mesa uma única chapa com a seguinte formação e assinaturas: Vereador Abraão Júnior (Podemos) – Presidente, vereadora Teresinha do Peixe (Cidadania) – Vice-presidenta, vereador Arquimedes Natércio (PP) – Primeiro-secretário e a vereadora Maíra Cunha (PP) – Segunda-secretária.
A eleição ocorreu dentro do prazo e dos trâmites legais e regimentais em consonância com a Lei Orgânica do Município de Sapé. Iniciou-se às 09h00, horário de Brasília assim como manda o regimento, e contou com a presença de 08 (oito) parlamentares, quórum suficiente para o realização do ato. Estavam presentes à reunião as vereadoras Teresinha do Peixe (Cidadania) e Maíra Cunha (PP), e os vereadores Abraão Júnior (Podemos), Nêgo Simplício (PP), Adriano de Inhauá (PSDB), Baínha da Banca (PP), Rubinho Lucena (PSDB), Arquimedes Natércio (PP).
Em suas palavras, o Presidente Abraão além de agradecer a população sapeense pelo apoio, agradece aos colegas parlamentares pelo voto de confiança e explica a importância de ter trazido a força da mulher para a sua gestão, tendo em vista a dificuldade de ascensão da representatividade feminina, a qual caminha em passos lentos e encontrando obstáculos para se destacar tanto na esfera política, quanto nas demais áreas da sociedade brasileira. Sendo assim, estendeu o convite as duas mulheres, vereadoras eleitas do parlamento sapeense para compor juntamente com o vereador Arquimedes Natércio a sua chapa na referida eleição que o reconduziu a presidência da Casa, disse Abraão.
O presidente também explanou que a Nova Mesa Diretora demonstra equilíbrio e tem total autonomia para desempenhar seu papel. Pois é composta por representantes de cada bloco da Casa Legislativa onde o próprio Presidente Abraão é um parlamentar independente, sem compromisso com a gestão municipal, com liberdade para fazer o seu papel de fiscalizar e sempre que necessário faz oposição, cobrando de maneira efetiva a resolução de alguns problemas remanescentes no município. Já as duas vereadoras, a Vice-presidenta Vereadora Teresinha e a Segunda-secretária Vereadora Maíra são do bloco de oposição ao prefeito, e o Segundo-secretário Vereador Arquimedes, faz parte do bloco de situação, defendendo a importância das demandas e projetos da gestão municipal no parlamento.
Em Sapé a Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, eleita para gerir o Biênio que se aproxima de 2023 à 2024 ficou dividida da seguinte forma:
• Presidente – Vereador Abraão Júnior (Podemos).
• Vice-presidenta – Vereadora Teresinha do Peixe (Cidadania).
• Primeiro-secretário – Vereador Arquimedes Natércio (PP).
• Segunda-secretária – Vereadora Maíra Cunha (PP).
Da Redação