O vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), se reuniu nesta quarta-feira (11) com o delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, André Rabelo, para discutir pautas prioritárias voltadas à segurança pública e à valorização dos profissionais da corporação.
Durante o encontro, o parlamentar apresentou a proposta de realização de um censo inédito com pessoas em situação de rua na capital, com uso de exame papiloscópico, registro fotográfico e qualificação individual. O objetivo é criar um banco de dados integrado entre as forças de segurança pública, aumentando a eficácia nas ações de proteção, identificação e abordagem social da população em vulnerabilidade.
Outro tema de destaque foi a defesa por ajustes no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Polícia Civil, com foco em quatro pontos centrais:
- Correção do percentual de ascensão por classe, garantindo progressão apenas no último nível (nível 5), corrigindo distorções atuais;
- Redução do tempo para a primeira promoção para cinco anos de serviço;
- Revisão dos percentuais de promoção, atualmente defasados em relação a outras carreiras da segurança pública;
- Mudança no ponto inicial da progressão na carreira, que passaria a ter efeitos a partir da 4ª classe, em vez da 3ª.
Tarcísio também reforçou a importância da convocação de todos os aprovados no concurso da Polícia Civil (T3), para o preenchimento das vagas decorrentes de desistências e exonerações, respeitando o total de 1.400 nomeações previstas no edital.
“Seguiremos acompanhando e cobrando cada avanço nessas pautas fundamentais para a segurança e para os profissionais da Polícia Civil da Paraíba. Em breve trarei novas atualizações para vocês”, destacou o vereador.







