C&T Consultores e Associados alerta: Reforma Tributária impactará renda de aluguéis a partir de 2026

Perfeito! Vou reformular o texto com ênfase na

A C&T Consultores e Associados destacou que a Lei Complementar nº 214/2025 trará mudanças expressivas para pessoas físicas que vivem de renda com aluguéis. A partir de 2026, além do Imposto de Renda (IRPF), proprietários que se enquadrarem em critérios específicos também deverão recolher o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), criados pela Reforma Tributária.

Segundo a consultoria, serão afetados os contribuintes que possuírem mais de três imóveis alugados ou cuja receita bruta anual com locações ultrapasse R$ 240 mil.

A transição ocorrerá de forma gradual: em 2026 e 2027 com alíquotas reduzidas, passando a um aumento progressivo a partir de 2028, até chegar à aplicação plena do IBS e CBS em 2033. A locação por temporada terá tratamento diferenciado, equiparada à hospedagem, o que implicará menor redução na base de cálculo. Já as vendas de imóveis também passam a seguir as novas regras tributárias, com mudanças na base de cálculo.

Para a C&T Consultores e Associados, o acompanhamento profissional será essencial neste cenário. A empresa reforça a importância de projetar impactos, revisar enquadramentos e adotar estratégias de planejamento tributário que reduzam riscos e custos para os clientes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui