Suspeito de perseguir e ameaçar adolescente é preso em João Pessoa; ele é tio-avô da vítima

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Infância e a Juventude da Capital (DRCCIJ), deu cumprimento, nesta terça-feira (22), a um mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de um homem investigado pela prática dos crimes de perseguição qualificada (stalking) e ameaça qualificada, em contexto de violência doméstica e familiar contra uma adolescente de 17 anos, no bairro de Cruz das Armas.

De acordo com as informações, a investigação teve início na segunda-feira (20), quando a vítima relatou que vinha sofrendo reiteradas condutas de perseguição e intimidação praticadas por seu tio-avô. O episódio mais grave ocorreu na madrugada do mesmo dia, quando o investigado retornou ao local utilizando vestimentas para dificultar sua identificação e aproximou-se da residência portando uma faca. Ao perceber a aproximação, a vítima arremessou um objeto em sua direção, fazendo com que ele fugisse.

Diante da gravidade dos fatos, a equipe da DRCCIJ instaurou imediatamente o procedimento investigativo, reuniu registros audiovisuais e depoimentos, e representou pela decretação da prisão preventiva já no dia seguinte ao registro da ocorrência. O Poder Judiciário reconheceu a gravidade do modus operandi, caracterizado pela perseguição reiterada, vigilância constante da residência da vítima, aproximação durante a madrugada portando arma branca e pelo fato de investigado e vítima residirem no mesmo terreno, circunstâncias que evidenciam risco concreto à integridade física e psicológica da adolescente.

De posse do mandado judicial, os policiais localizaram o investigado e deram cumprimento à ordem de prisão. Durante a ação, ele indicou o local onde havia escondido as vestimentas utilizadas na madrugada dos fatos, encontradas atrás de um arbusto próximo à sua residência.

A Polícia Civil da Paraíba destaca que a rápida comunicação dos fatos possibilitou a adoção imediata das medidas investigativas e cautelares necessárias, permitindo que a prisão preventiva fosse decretada e cumprida em tempo célere. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima e sigilosa por meio do Disque-Denúncia 197, canal oficial da instituição, ou pelo Disque 100, serviço nacional de proteção aos direitos humanos disponível 24 horas por dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui