Advogada Maria Cristina Santiago lança livro sobre Direito de Arrependimento nos Contratos Civis

A advogada Maria Cristina Paiva Santiago (Kiu) está lançando o livro Direito de Arrependimento nos Contratos Civis: a proteção da hipervulnerabilidade no direito civil -constitucional.

A obra aborda uma nova modalidade de extinção contratual no direito civil, onde propõe a incidência do direito de arrependimento – forma de resilição contratual presente no direito do consumidor – também nos contratos civis.

 

A justificativa para essa possibilidade é a proteção dos vulneráveis, também, no campo do direito civil, orientado pelos valores da Constituição Federal de 1988.

 

De acordo com a autora, o livro é direcionado tanto para as pessoas que estão no mercado, contratando e que precisam saber dessa possibilidade, assim como para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, e precisam saber que há condições de resilir o contrato. Além disso, a obra ainda é direcionada aos estudantes de direito, advogados e magistrados que necessitam tomar conhecimento que existe embasamento teórico que possa abrir espaço para construção dessa nova jurisprudência.

 

“Divulgar a minha linha de proteção das pessoas vulneráveis, nos mais diversos âmbitos. No caso desse livro, se deu na seara contratual. Mas tenho intenção de continuar com a defesa das vulnerabilidades em suas múltiplas formas. Questão de gênero; orientação sexual; idade; doença crônica, raça; deficiência física, hipossuficiência econômica e educacional”, destacou a autora.

 

Maria Cristina Santiago é advogada, Professora do Centro Universitário de João Pessoa, Doutora em Direito pela UFPB, com tese na área de Direito Civil. Atualmente, ocupa a presidência do IBDFAM/PB (Instituto Brasileiro de Direito de Família) e é Membro Efetivo da Comissão Especial de Direito da Família e Sucessões do Conselho Federal da OAB.

 

Kiu, como é carinhosamente conhecida, disputou as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, no pleito de 2021, sendo a única mulher que concorreu ao cargo e a chapa encabeçada pela advogada conquistou 2.630 votos, ou seja, 36,28% dos votos válidos.

 

O lançamento do livro acontece no dia 09 de dezembro, às 18h, na Fundação Casa José Américo, localizada na Avenida Cabo Branco, nº 3336.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui