As empresas prestadoras de serviços, como: energia elétrica, telefonia, televisão a cabo, internet ou qualquer outro meio que utilize a rede aérea serão obrigadas a manter instalados apenas os cabos e fios necessários para a operação, devendo remover os não utilizados.
A Lei 2127 sancionada pelo prefeito Vitor Hugo é de autoria do vereador José Pereira, e tem como objetivo garantir a segurança, e combater a poluição visual. Segundo o parlamentar, o acúmulo de fios em um poste pode colocar em risco a vida das pessoas, quando espalhados no chão ou dependurados, isso porque não se sabe com precisão quais são energizados e quais não são, podendo causar acidentes fatais.
“Hoje em Cabedelo o que vemos é um emaranhado de fios que estão lá sem utilização, sobrecarregando os postes que passam a servir como ‘estoques’ de fiação e cabos excedentes. A partir da sanção desta Lei, iremos fiscalizar e não iremos aceitar que essa situação continue”, afirmou Pereira.
Pereira ainda afirmou, que as empresas responsáveis pelos serviços deverão fazer a remoção e/ou substituição sem nenhum ônus para os munícipes ou prefeitura.