O vereador Marcos Henriques (PT) usou seu pronunciamento, na sessão desta quinta-feira (23), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para repercutir reunião com a sociedade civil organizada, que debateu o possível alargamento das praias urbanas de João Pessoa anunciado pelo prefeito Cícero Lucena (PP).
De acordo com o parlamentar, a reunião aconteceu na terça-feira (14), no Sindicato dos Bancários, e reuniu especialistas, como arquitetos, ambientalistas, geógrafos e professores em torno dos impactos socioambientais que uma intervenção desta magnitude pode causar. “Essa reunião, com mais ou menos 80 ambientalistas, mostra a preocupação que a cidade de João Pessoa tem com esse procedimento. Foram biólogos, geógrafos, pessoas ligadas ao meio ambiente, pessoas preocupadas com o reflexo dessa intervenção”, declarou.
Marcos Henriques destacou que será elaborado um relatório com a repercussão do procedimento nos aspectos do meio ambiente, geográfico morfológico e geográfico biológico. Ele ressaltou ainda que a reunião foi transformada em um movimento em defesa de uma cidade inclusiva, participativa e sustentável, no qual a população possa ter assegurado o direito de ser incluída nas decisões sobre seu planejamento urbano, ambiental e paisagístico.
“É um tema que tem um impacto ambiental muito sério. Na reunião, o que foi apresentado pelos ambientalistas foi um receio muito grande da repercussão socioambiental dessa intervenção. Fica aqui a nossa vontade e a nossa disposição de poder estar discutindo esse tema tão importante e trazendo análises técnicas científicas para que a população também possa ter conhecimento do que está se propondo”, declarou o parlamentar.