A educação de Conde mais uma vez se destaca. Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (09), no Teatro Pedra do Reino em João Pessoa, duas escolas da rede municipal de Conde ficaram entre as 100 unidades de ensino da Paraíba que se destacaram na alfabetização das crianças no ano de 2023 e receberam o Prêmio Escola Referência em Aprendizagem. O município foi contemplado com o Selo Município Referência em Aprendizagem, que reconhece os esforços de prefeituras e secretarias municipais de educação na aprendizagem das crianças na idade certa.
As escolas Maria Eunice, da comunidade Salsa e Ovídio Tavares, do Quilombo de Mituaçu foram as premiadas, pelo trabalho de alfabetização na idade certa. O evento fez parte das celebrações de um ano do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, onde o principal objetivo é a alfabetização de todas as crianças até os sete anos de idade (2° ano do Ensino Fundamental).
“Hoje é um dia de muita festa para a educação de Conde. Estamos com ótimos índices na fluência da leitura de nossas alunos e estamos aqui celebrando a conquista de duas Unidades de Ensino de nossa cidade. A Escola Maria Eunice, que fica na zona rural, na Salsa e a Escola Ovídio Tavares, localizada no Quilombo de Mituaçu. Estamos ultrapassando os 80% de fluência dos alunos e a prefeitura segue trabalhando com investimentos na educação, valorização dos profissionais e todo o cuidado e atenção direcionada aos alunos e alunas matriculados na rede municipal de ensino de Conde”, afirmou a secretária de educação, Nadelma Ferreira.
Carmelita Cavalcante, diretora da Escola Municipal Maria Eunice, destacou a importância do Alfabetiza Mais para as escolas. “O programa tem um diferencial importantíssimo: a qualidade do material didático. Com ele, podemos explorar o trabalho para alfabetizar nossos alunos de forma mais leve, chamativa e interessante. Isso desperta ainda mais a vontade do aluno em aprender e é através dessa vontade que vamos trabalhando a aprendizagem de cada um”, afirmou.
O Pacto teve a adesão dos 223 municípios da Paraíba e desta forma, o projeto se consolida de ainda mais nos avanços e na credibilidade proposta, que está em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Das 22 Escolas da Rede Municipal de Conde, as duas que destacaram ultrapassaram a meta de 70% de fluência.