A eleição de 2026 na Paraíba começa a ganhar contornos mais definidos. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) articula uma aliança estratégica que deve unir o seu grupo político ao PT em torno da candidatura do atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP), para a sucessão do governador João Azevêdo (PSB).
Azevêdo, por sua vez, é apontado como provável candidato ao Senado, o que reforça a possibilidade de composição entre as forças políticas. Além disso, a movimentação prevê espaço para a candidatura de Nabor Wanderley (Republicanos), prefeito de Patos e pai de Hugo Motta, a uma das duas vagas senatoriais que estarão em disputa em 2026.
O entendimento começou a ser costurado em uma reunião reservada entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o novo presidente nacional do PT, Edinho Silva, realizada na última segunda-feira.
O cenário indica a formação de uma frente ampla, capaz de alterar significativamente a correlação de forças na sucessão estadual e nas disputas proporcionais, consolidando Lucas Ribeiro como um dos principais nomes na corrida pelo governo da Paraíba.







