ALPB dialoga com a cadeia produtiva do agronegócio em Sessão Especial

 

A Assembleia Legislativa realizou sessão especial, na tarde desta terça-feira (20), no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, para discutir pautas para o Agronegócio no estado da Paraíba. O evento, que foi presidido pelo deputado Adriano Galdino, aconteceu logo após sessão ordinária itinerante do Poder Legislativo naquele centro de negócios e reuniu gestores públicos, produtores rurais, técnicos e estudiosos da área de agricultura e parlamentares estaduais paraibanos
.
As sessões ordinária e especial de hoje fazem parte do conjunto de iniciativas da Casa de Epitácio Pessoa para ampliar as discussões sobre estes setores dentro da Expofeira Paraíba Agronegócios 2023, que acontece desde o dia 14 e prosseguirá até o dia 24 deste mês, reunindo produtores e expositores de diversas raças de caprinos, ovinos, bovinos e equinos, provenientes de diferentes estados brasileiros. O evento é aberto ao público em geral das 10h às 22h, com entrada gratuita.

“A Assembleia Legislativa tem dado realmente um direcionamento importantíssimo na sua gestão, que é levando a Casa cada vez mais próxima à população, com sessões itinerantes, como acontece agora com o setor do agronegócio, que é importantíssimo”, declarou o presidente da ALPB.

Já o deputado Júnior Araújo destacou o momento de diálogo da ALPB com o setor. “Eu fico muito feliz que oscompanheiros da Assembleia e a própria Assembleia estejam dialogando com setores produtivos da Paraíba, a exemplo do agronegócio. Nós estamos aqui para mostrar o nosso respeito a esse setor e para contribuir nas pautas que a Assembleia pode ajudar num setor de agronegócio”, acrescentou.

O secretário de estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca da Paraíba, Hugo Vieira, elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa, afirmando que esse diálogo constante e permanente entre o governo do estado e a “Casa de Epitácio Pessoa” contribui, decisivamente, para o desenvolvimento da Paraíba. “Gostaria de aproveitar para agradecer a presença muito importante, e em grande número de parlamentares. Nós tivemos aqui um momento com a presença de 22 deputados e deputadas. Portanto, nós incluímos na agenda da Expo Feira, Paraíba Agronegócio de 2023, essa sessão especial e ordinária. Houve também as duas sessões ordinárias, de forma que foi discutida muitas pautas do setor., que nós acreditamos que poderão solucionar muitos problemas e produzir muita coisa boa para o setor produtivo”, disse.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, também enalteceu o Poder Legislativo estadual pela atenção dispensada às pautas do Agronegócio. “A vinda da Assembleia para cá, nessa sessão especial, numa sessão extraordinária, é muito válida porque abriu um leque ao setor produtivo justamente para a gente dizer o que é que nós estamos precisando, o que é que nós queremos, o que é que nós estamos pensando, o que é que precisamos fazer para frente. Foi muito importante. Agradeço a todos os parlamentares que estiveram aqui nesse evento e principalmente ao presidente da Casa, deputado Adriano Galdino”, declarou.

Pedro Martins, presidente da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos do Ministério da Agricultura, revelou-se extremamente feliz com o que aconteceu e o que está acontecendo durante a exposição de animais. “Nota-se visivelmente a sensibilidade do governo do Estado e de todas as entidades envolvidas no setor. Para o crescimento do Agro, da importância que tem o agro em todo o cenário nacional. É provável, segundo os números, que no ano de 2030 o Agro seja responsável pela contribuição de um terço da proteína consumida no mundo. E para que isso aconteça, é preciso que, às vezes, como isso se consome, aconteça cada vez mais permanentemente, fortalecendo toda a base do setor primário. A Assembleia está de parabéns, na pessoa do presidente Adriano Galdino, pela grandeza de trazer essa Casa Legislativa para dentro deste ambiente, onde permitiu, sobretudo, dar visibilidade ao setor e, principalmente, ouvir as demandas estruturantes, assim como as leis e projetos de lei que aqui foram consolidados hoje”, finalizou.

Ao final do evento, o presidente da Faepa e do Sistema Senar na Paraíba, Mário Borba fez a entrega formal ao presidente da Assembleia Legislativa, de uma minuta do Código do Bem-estar Animal, o qual o deputado Adriano Galdino já anunciara, durante a sessão ordinária, a criação de uma Comissão Especial para deliberar sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui