Autismo volta a ser tema em debate na ALPB durante audiência pública

 

Uma tarde de debate, reflexões e emoção durante audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), proposta pelos deputados Bosco Carneiro e Michel Henrique, para tratar da defesa da saúde mental e da pessoa neurodivergente. Na quarta-feira (26), representantes de entidades de apoio, órgãos públicos, pais e pessoas neuroatípicas de João Pessoa e de municípios do interior expuseram a luta e os desafios pela necessidade de políticas públicas efetivas.

A psicológa e mãe de autista Shâmara Rached foi uma das expositoras e explicou a importância do diagnóstico precoce. Ela alertou sobre a situação pelo interior do estado, onde se tem pouco ou quase nenhum acesso ao tratamento, e comparou à realidade do seu filho, que já nos primeiros anos de vida recebeu a devida assistência e hoje convive bem com os sintomas do autismo.

Para emoção dos presentes, seu filho, o garoto Alef, de apenas 11 anos, fez questão de dar seu testemunho e relatou suas percepções na condição de autista e a superação vivenciada no seu dia a dia.

O deputado Anderson Monteiro também participou da audiência, que instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Pessoa Neurodivergente. O termo designa aqueles que têm desenvolvimento neurológico diferente do padrão da sociedade e engloba pessoas com autismo, dislexia, TDAH, entre outros.

Recentemente, Bosco Carneiro participou de sessão especial de autoria do deputado Taciano Diniz que tratou sobre a conscientização sobre o autismo, em mais uma oportunidade de representar e defender os interesses dessas pessoas que carecem de mais assistência do poder público.

“Quando tomei conhecimento através de Diana Santos, presidente da Associação de Pais de Crianças com Deficiência e Autismo de Alagoa Grande, minha terra, me despertou o interesse e me motivou a assumir essa responsabilidade de lutar pelos direitos dos autistas. Vamos empreender todos os esforços nesta luta e buscar estreitar a parceria com o poder público para dar a assistência devida a pessoas que tanto precisam”, destacou Bosco Carneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui