Neste sábado (21), dois aviões dos Estados Unidos pousaram na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul, transportando militares e 2 helicópteros que participarão de treinamento para simular “cenário de guerra“.
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou no dia 16 de agosto a segunda fase do Exercício Conjunto Tápio 2021 e as atividades operacionais ocorrerão até o dia 3 de setembro. Cerca de 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria foram deslocadas para o treinamento na capital sul-matogrossense.
Durante o treinamento, militares e vetores são dispostos em cenário de guerra não convencional, no qual o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre estados constituídos. Dentre as atividades, estão missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, entre outras.
Em nota, a FAB disse que a presença de nações amigas neste tipo de treinamento é uma “oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário da Força Aérea Brasileira, contribuindo para possíveis participações do País em missões previstas nos acordos de paz da Organização das Nações Unidas”.