O futebol de Campina Grande vive um dos seus momentos mais delicados dos últimos anos. Pela primeira vez, desde 2007, Campinense e Treze só estarão em campo durante o Campeonato Paraibano de 2026. A última vez que isso aconteceu foi há 17 anos, quando Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras representaram a Paraíba na Série C do Campeonato Brasileiro.
Durante a temporada 2025, o Treze deu adeus às competições nacionais ao ser eliminado precocemente na fase de grupos da Série D. Já o Campinense sequer disputou qualquer competição com seu elenco profissional, com exceção do Campeonato Paraibano.
Crise estrutural
A ausência conjunta de Raposa e Galo na segunda metade do ano escancara a crise esportiva e estrutural que atinge ambos os clubes.
No Campinense, sucessivas brigas pelo poder se refletiram dentro de campo. A Raposa terminou o Campeonato Paraibano na quinta posição, perdendo a vaga para o Serra Branca.
O cenário no Treze é quase o ‘exército de um homem só’, com o presidente Artur Bolinha sendo praticamente a única figura a atuar como dirigente do clube, mas que chegou a divulgar que renunciaria após ter sido achincalhado junto com a sua família por torcedores do Galo.
Protagonismo do Serra Branca e saída para 2026
Se o torcedor do futebol de Campina Grande quiser torcer para alguém em 2026, após encerradas as participações de Campinense e Treze, terá que ser pelo Serra Branca.
O Carcará vai disputar, pela primeira vez em sua história, a Série D do Campeonato Brasileiro, fruto de uma boa campanha no Paraibano 2025, chegando à semifinal e sendo eliminado pelo Sousa nos pênaltis.
A saída para Treze e Campinense tem dois caminhos: se apegar ao passado para obter conquistas no futuro ou se espelhar na organização do Serra Branca para retomar espaços de protagonismo no futebol da Paraíba.
Não custa lembrar que o Campinense teve um momento importante (dentre outros) ao longo de sua história, quando conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2008, acontecimento que nenhum outro time paraibano conseguiu. Mas, não só isso. Foi campeão da Copa do Nordeste em 2013 e vice em 2016, além de ter sido vice-campeão da Série D em 2021, conquistando um acesso à Série C.
O Treze também obteve acessos à Série C em 2011 e 2018, além de ser o maior campeão estadual nos últimos 25 anos: 2000, 2001, 2005, 2006, 2010, 2011, 2020 e 2023.
Equipe @Vozdatorcida com Arena Correio







