Chuvas provocam cheias nos rios Paraíba e Taperoá e elevam volume de água do açude de Boqueirão

Choveu forte no último final de semana no Cariri e no Sertão da Paraíba. As chuvas provocaram cheias nos rios Taperoá e Paraíba e elevaram o nível de água armazenada no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.

Com as chuvas recentes Boqueirão subiu 21 centímetros de lâmina d’água, o que corresponde a uma recarga de 2,7 milhões de metros cúbicos.

O açude responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, amanheceu esta segunda-feira com 89.502.557 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 21,74 de sua total capacidade que é de 411.686.28 milhões de metros cúbicos.

Neste domingo (17), diversos moradores gravaram vídeos e postaram nas redes sociais, mostrando a cheia dos dois rios que levam água para Boqueirão.

No começo do mês, as chuvas aumentaram em mais 12 cm o volume do Açude Epitácio Pessoa, segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-PB). A recarga aconteceu após cheia nos rios Taperoá, em Cabaceiras, e Paraíba.

Até a quarta-feira (6), o açude que tem capacidade para armazenar até 411.686.287 m³ de água, estava com 20,4% da capacidade total, após uma recarga de três centímetros registrada na lâmina d’água.

Segundo o Dnocs-PB, com as duas recargas registradas desde o dia 5 de janeiro, o volume do açude subiu para 15 cm na lâmina d’água, ficando com 20,8% da capacidade total, o que corresponde a 85.789.938 m³ de água.

O Dnocs informou ainda que as águas continuam chegando ao açude e a previsão é que haja mais recarga nos próximos dias. O açude de Boqueirão beneficia cerca de 1 milhão de habitantes, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba.

fonte: PB Agora