A pré-candidata à deputada estadual pelo PSB, Cida Ramos, lançou nesta segunda-feira (4), uma plataforma online para captação de recursos a fim de financiar sua campanha. A chamada ‘vaquinha virtual’ é uma das inovações trazidas pela última reforma eleitoral, por meio da Lei 13.488 de 06 de outubro de 2017.
O financiamento coletivo captado por meio da internet será feito apenas através de empresas ou sites autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de ter doadores, beneficiários e valores publicados na internet.
O meio digital cada vez mais presente no cotidiano da população vem rompendo diversos paradigmas e com isso proporcionando uma maior participação e engajamento dos eleitores na campanha.
Cida Ramos destacou que a proposta não visa arrecadar apenas recursos financeiros, mas sim debater de forma transparente o financiamento das campanhas eleitorais.
“A falta de transparência sobre informações referentes ao financiamento eleitoral no Brasil implica obstáculo ao controle social das nossas instituições e, como consequência, retarda a consolidação da nossa democracia. Essa iniciativa possibilita que a população participe de forma ativa e colaborativa de todo o processo eleitoral, fiscalizando o financiamento das campanhas”.
Ainda segundo a pré-candidata, a sociedade brasileira perpassa por um momento de empatia em relação ao pleito de 2018, justificado pelos inúmeros casos de corrupção e retirada de direitos.
“Por onde ando, sempre escuto o questionamento sobre quanto eu tenho para gastar. A resposta é muito simples: tenho história, valores e trabalho, e foi através de muito empenho e dedicação que consegui transformar a vida de milhares de paraibanos e paraibanas”, finalizou ela.