A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou, nessa segunda-feira (8), a 43ª doação de múltiplos órgãos de 2025. A captação foi realizada no Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Capital. Com a ação, cinco pessoas deixaram a lista de espera por um transplante.
O fígado, os rins e as córneas foram doados de um homem de 47 anos, que morreu em virtude de uma Encefalopatia Hipóxico Isquemico. Ao ter a morte encefálica confirmada, a família decidiu pela doação dos órgãos.
Essa foi a segunda doação registrada na Paraíba no mês de dezembro. A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, ressalta a importância da decisão da família e o impacto social do gesto. “Cada doação representa uma chance real de vida e renovação para quem espera. A atitude dessa família reafirma o compromisso da sociedade paraibana com a solidariedade e permite que continuemos salvando vidas todos os dias”, afirmou.
Em 2025 a Paraíba já contabiliza 229 transplantes realizados, sendo 11 de coração, 26 de fígado, oito de rim e 180 de córneas e quatro de medula óssea. No entanto, 818 pessoas ainda aguardam na lista de espera por uma doação de órgãos ou tecido, sendo duas de coração, 29 de fígado, 197 de rins e 590 de córneas.







