Assim como a certeza de que ninguém estava esperando passar por isso neste momento, uma coisa que precisa ser modificada neste período de quarentena é a nossa rotina.
Acostumados com uma rotina corrida, com excesso de trabalho, ausência de casa e até mesmo familiar, como forma de prevenção e de não propagação do vírus, precisamos nos isolar e ficar em casa. Dependendo de como é a convivência e funcionalidade dentro de casa, alguns vão se adaptar mais fácil, outros nem tanto, mas o importante é entender que é uma fase, vai passar e não temos outra alternativa que não seja reajustar a nossa rotina.
Mas e agora Andrezza, o que fazer? Como evitar a procrastinação (o famoso deixar para depois), manter a produtividade e estabelecer uma rotina dentro de casa, ambiente que normalmente tem o significado de local de descanso?
Vamos lá…vou lhe ajudar com os 4 passos a seguir:
1 passo: a única coisa que você vai precisar é de um papel e um lápis e/ou abrir o bloco de notas do seu celular. é importante que esta rotina não fique apenas na sua cabeça e que seja feita de uma forma mais detalhada possível (especifique as atividades e os horários);
2 passo: coloque uma rotina que seja realizável para não se frustrar no final do dia e aumentar ainda mais a sua ansiedade (não é porque você está em casa que você vai conseguir fazer mil coisas ao mesmo tempo);
3 passo: inicie colocando as atividades que são essenciais (que são prioridades, tem prazo, são inadiáveis e só você pode fazer);
4 passo: acrescente atividades que são prazerosas para você (que são restauradoras e ajudará a melhorar o seu humor e aumentará a sua energia).
Atenção: não deixe de praticar uma atividade física e cuidar da sua alimentação. Neste momento é primordial para a sua saúde não só física como mental. Ah…e não esqueça: lave as mãos e fique em casa!
Andrezza Melo – Psicóloga Clínica Especialista TCC-PUC/RS