Com a confirmação de um caso positivo para malária no município, a Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (06), uma força tarefa em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, visitando a região onde o paciente vive, para realizar ações de testagem rápida, busca ativa e coleta de informações.
“Recebemos a notificação quando o paciente procurou uma Unidade de Saúde do município, onde o mesmo informou que já havia tido a doença no seu país de origem e que os sintomas eram parecidos aos de quando ele foi acometido pela doença. Ao ouvir o relato, acionamos a SES, encaminhamos para o hospital de referência aqui no estado que é o Hospital UNiversitário, onde foi confirmado o resultado através do teste rápido e o de gota espessa. A partir daí, tomamos todas as providências para uma força tarefa na região onde o paciente vive, onde realizamos testagens e esclarecemos algumas dúvidas das pessoas do local”, disse a secretária de saúde, Emanuelee Macêdo.
Ainda de acordo com a Secretária, “realizamos 27 testes com as pessoas que vivem na mesma região que o paciente que testou positivo para a doença e todos os resultados foram negativos. De toda forma, já na noite desta quarta-feira, na quinta e na sexta-feira, as equipes da Secretaria de Estado da Saúde estão enviando o carro fumacê que vai fazer o trabalho de borrifação em toda a região e na segunda-feira, faremos uma borrifação interna, na residência do paciente e na casa de apoio que ele estava logo que chegou ao país”, ressaltou.
Durante a atividade, as equipes da Secretaria de Saúde de Conde também fizeram a conscientização das pessoas sobre sintomas e de como se prevenir contra a doença. “É muito importante essa força tarefa que estamos realizando em parceria com a Prefeitura. Assim que recebemos a confirmação e o contato da Secretaria do município, nos reunimos, trouxemos testes rápidos que ficarão disponibilizados nas Unidades de Saúde e trabalhamos a conscientização e tranquilização da população”, afirmou Emanoel Lira, Gerente Operacional da SES.
Mesmo com todos os resultados negativos e o paciente hospitalizado reagindo bem ao tratamento, a Secretaria de Saúde continuará com o monitoramento na região. Os sintomas suspeitos são: febre, calafrios, mal estar, cansaço, fraqueza, dor lombar e dor de cabeça. Se a pessoa apresentar os sintomas, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para que seja feito o teste rápido e todo o atendimento necessário.