O Democratas deve escolher, na noite desta terça-feira (17), durante reunião do partido que acontece em Brasília, um novo líder para atuar na Câmara Federal. A escolha influenciará o bloco político que tem se colocado como Centro, o antigo “Centrão” e tem atuado em conjunto com o governo Bolsonaro.
Tido como favorito, Efraim Filho já liderou o partido até o começo de 2018. Outro que concorre a posição é Alexandre Leite (DEM-SP), esse que tem apoio do atual líder da legenda na Câmara, Elmar Nascimento (DEM-BA). A dupla defende que o partido continue construindo a aliança do Centro, da qual o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é o principal entusiasta. Caso Efraim seja alçado à posição de liderança, o alinhamento da bancada do DEM ao bloco deixa de ser dado como certo.
Importância de Efraim caso seja escolhido – O líder do partido tem entre as prerrogativas indicar correligionários para comissões temáticas, como a de Constituição e Justiça ou a de Educação. Também tem mais tempo que os demais deputados para discursar durante as sessões, ganhando maior destaque e protagonismo político.
Ainda, é quem representa a bancada nas reuniões que definem os projetos a serem votados pela Câmara. Daí a importância do cargo.
Wscom