Diretor de Esportes de Arara-PB anuncia nome do setor de cabines do estádio José Olinto de Sousa

 

O diretor de esportes da cidade de Arara, Pedro Nunes, anunciou por meio de vídeo que o setor de cabines do estádio de futebol do munícipio levará o nome de Professor União.

Nascido na cidade de Arara na Paraíba, filho de Dedicio e Zilda, Professor União se destacou como ícone do esporte paraibano.

No currículo ainda acumula passagens de destaque pelas federações paraibanas de Futebol, Handebol e Futsal, além da Federação Paraibana de Deporto Universitário, sempre atuando como professor, técnico e preparador físico.

Começo no Colégio Marista

A carreira dele teve início em 1965, como goleiro do time de handebol do Colégio Marista Pio 10º. A partir daí, sua vida esportiva foi sendo encaminhada como árbitro. Em 1975, ele apitou os Jogos Escolares da Paraíba, no antigo Ginásio do Dede – atual Vila Olímpica Ronaldo Marinho – no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

Ganhando o Mundo

Sua primeira participação num evento nacional aconteceu em 1976, quando esteve na arbitragem dos Jogos Escolares Brasileiros, em Novo Hamburgo-RS. Atualmente, ele ocupa o cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira de Handebol.

O Brasil ficou pequeno

Adenilson trabalhou em três campeonatos mundiais, apitou na Copa da Europa, comandou partidas em dez Campeonatos Pan-Americanos, além de atuar em sete torneios de Ligas Nacionais, inclusive sendo o árbitro da partida final de uma delas, ao lado do também paraibano Paulo Carvalho.

Destaque internacional

Durante 12 anos, ininterruptamente, o “Professor União” integrou o quadro principal da Federação Internacional de Handebol, como um dos dois únicos árbitros do continente americano a integrar o elenco da entidade mundial.

Goleiro nota dez

O “Professor União” também teve rápida passagem pela posição de goleiro do time profissional do Botafogo Futebol Clube de João Pessoa, no começo dos anos 1970, sempre elegante, carregando no bolso da camisa alvinegra o seu inseparável pente de marca Flamengo, muito famoso na época. Ele também apitou jogos válidos pelo Campeonato Paraibano de Futebol Profissional.

Comentarista técnico e de arbitragem

No terreno da crônica esportiva, ele atuou em diversas rádios da Capital paraibana e também como correspondente e comentarista de emissoras do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, como a rádio Nacional, por exemplo.

Polêmico na telinha

Na televisão, Adenilson Maia já apresentou programas esportivos na TV Correio (Rede Record), TV Arapuan (Rede TV!) e atualmente comanda a atração do gênero na TV Tambaú (afiliada local do SBT). Ele é antenado, respeitado, polêmico e não abre mão de suas convicções, quando se trata de emitir opiniões sinceras sobre o mundo da bola.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui