O secretário de Estado da Paraíba, Geraldo Medeiros, comentou nesta segunda-feira (18) a respeito da eficácia e segurança das vacinas aprovadas para uso emergencial no Brasil. Ele aproveitou para pedir que as pessoas se vacinem e que não abram mão dos cuidados de segurança até que haja uma imunidade coletiva.
“A população pode ficar segura tanto quanto ao uso da CoronaVac, quanto à vacina da Astrazeneca Oxford/ Fio Cruz. As vacinas têm qualidade, segurança e pouquíssimos eventos adversos, como dor no local ou um pouco de febre. E é fundamental que a população se vacine para que possamos conter essa pandemia”, disse.
De acordo com o secretário, apenas a imunidade coletiva proporcionará a contenção dessa pandemia. “Somente assim teremos a diminuição no número de casos novos e de mortes se conseguimos imunizar em massa a população ao longo do ano de 2021”, continuou.
O secretário ainda pontuou que a população precisa continuar se protegendo quanto ao uso da máscara e higiene pessoal, como lavagem de mãos, uso de álcool em gel e manter o distanciamento social. “A vacina será oferecida gradativamente durante meses, não podemos relaxar para não ter um maior número de casos confirmados e mortes”, destacou.
O primeiro paraibano a ser vacinado no estado ainda não foi anunciado, mas acontecerá uma vacinação simbólica na Secretaria de Saúde brevemente.